Casa da Vigia
A habitação unifamiliar está localizada em Nafarros próximo de Sintra, é um projecto do arquitecto Pedro Ressano Garcia. O edifício ganhou o nome de Casa da Vigia porque apresenta uma série de aberturas horizontais localizadas nas fachadas de maior exposição. A presença das vigias confere um carácter invulgar e expressivo às fachadas enquanto filtra a luz natural para o interior da habitação.
As janelas pequenas e secretas na fachada, oferecem uma luz difusa e constante ao longo de todo o ano. A luz no interior cria um ambiente místico, enquanto a intimidade da habitação é protegida do mundo exterior. A solução apresenta um elevado conforto térmico e luminótécnico ao cumprir com um dos objectivos, garantir uma atmosfera pacífica e de qualidade nos espaços interiores.
Uma parede proeminente atravessa o interior da casa abrindo um caminho que funde o interior com o exterior. A combinação de dois materiais contrastantes, a fachada branca limpa e a textura rugosa da pedra local de cor quente, enriquece o ambiente. O projecto inspirou-se em várias estratégias de sustentabilidade de forma a reduzir a pegada ecológica. Para atingir este objectivo fez uso de utilização de materiais locais, energia solar passiva, isolamento térmico reforçado, painéis solares e adaptação do edifício ao terreno existente.
Ficha Técnica
Arquitectura - Arquitectos Pedro Ressano Garcia, Gonçalo Saldanha, João Magala, Teresa Seno
Engenharia - Engenheiro Catalino
Paisagismo – Arquitecta Catarina Castro Henriques