Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Brain PowerHaierJPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Escola de Serviços e Comércio do Oeste inaugura centro tecnológico para formar alunos em programação, robótica e inteligência artificial

 

Escola de Serviços e Comércio do Oeste inaugura centro tecnológico para formar alunos em programação, robótica e inteligência artificial

1 de julho de 2026

A Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO) inaugurou um novo Centro Tecnológico Especializado (CTE) de Informática, em Torres Vedras, com o objetivo de reforçar a formação prática dos alunos em áreas ligadas às tecnologias digitais e responder às necessidades do tecido empresarial da região Oeste.

Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o novo centro está vocacionado para o ensino de programação, robótica, inteligência artificial e transformação digital, disponibilizando equipamentos e recursos que aproximam os alunos de contextos reais de trabalho.



Segundo a escola, o investimento pretende reforçar a qualificação dos futuros profissionais num contexto em que a digitalização assume um papel crescente em sectores como a saúde, turismo, gestão, serviços e produção de conteúdos digitais.

A ESCO refere que o seu modelo de ensino assenta na formação técnica, na ligação às empresas e em programas de mobilidade internacional, procurando desenvolver competências como a autonomia, o pensamento crítico e a capacidade de adaptação às exigências do mercado de trabalho.

Fundada em 1992, a Escola de Serviços e Comércio do Oeste disponibiliza actualmente cursos profissionais em áreas como desenvolvimento de software, produção de conteúdos interactivos, saúde, turismo, desporto, gestão, restauração e intervenção comunitária.