CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

Maria Emília Capucho Duarte, Coordenadora da UNIDCOM/IADE e coordenadora do curso de doutoramento em design do IADE

Emília Duarte é a primeira Professora Catedrática de Design em Portugal

7 de dezembro de 2022

Maria Emília Capucho Duarte, actualmente Coordenadora da UNIDCOM/IADE e coordenadora do curso de doutoramento em design do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, acaba de se tornar a primeira Professora Catedrática de Design em Portugal.

"Ter conseguido chegar ao topo da carreira é, naturalmente gratificante. Dado o escasso número de cátedras nas universidades (cerca de 7% dos lugares existentes), independentemente do seu mérito, a grande maioria dos professores de carreira não consegue chegar a esta categoria. Como tal, talvez tenha sido um sonho que se concretizou", afirma Emília Duarte.

Concretizado o sonho, a Professora do IADE assume como missão por um lado, contribuir para melhorar a equidade de género na academia e, por outro, continuar a ajudar o Design a afirmar-se como uma área fundamental para fazer frente aos desafios do século XXI.

O projecto estratégico da UNIDCOM/IADE – Unidade de Investigação em Design e Comunicação, que coordena desde meados de 2015, foi e continua a ser o projecto mais marcante da sua carreira. "Lutar pela afirmação da investigação em Design seria, por si só, uma missão épica, não só porque é um território ainda em construção, que tenta estabelecer-se e ganhar notoriedade, mas, também, porque, pela sua vocação aplicada, procura dar respostas a um mundo em constante ebulição", sublinha Emília Duarte.Professora Catedrática no IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, onde lecciona desde 1991, Maria Emília Capucho Duarte tem uma licenciatura em Design (1994), com especialização em Design Industrial, pelo IADE, mestrado em Ergonomia em Segurança do Trabalho (2004) e um doutoramento em Motricidade Humana com especialização em Ergonomia (2011) pela Universidade Técnica de Lisboa.

Os seus interesses de investigação estão relacionados com temas como ergonomia cognitiva, com ênfase em avisos e comunicação de segurança, realidade virtual, UX, IxD e design emocional, sobre os quais tem várias publicações internacionais. Desde 2009, já supervisionou 25 teses de mestrado, tendo actualmente em curso a orientação de cinco teses de doutoramento.