
Sede da EDP, em Lisboa. Foto Francisco Caseiro/TAL
EDP vai investir 12 mil milhões de euros até 2028 com foco em renováveis e redes eléctricas
A EDP prevê investir cerca de 12 mil milhões de euros entre 2026 e 2028, concentrando-se nas energias renováveis e nas redes de electricidade, segundo o novo plano de negócios divulgado esta quinta-feira.
Do total, 7,5 mil milhões serão aplicados através da EDP Renováveis (EDPR) em projectos eólicos, solares e de armazenamento de energia, cerca de 60% dos quais nos Estados Unidos (EUA). Outros 3,6 mil milhões serão destinados às redes eléctricas, com dois terços aplicados na Península Ibérica.
O montante representa uma redução face ao plano anterior (25 mil milhões para 2023-2026), reflectindo, segundo a empresa, uma aposta em projectos com maiores retornos e maior disciplina financeira.
A elétrica portuguesa, mas detida em cerca de 25% do capital por capital estatal chinês, antecipa uma forte procura de electricidade nos próximos anos, impulsionada pela electrificação do consumo e pela expansão dos centros de dados. O novo ciclo estratégico mantém a meta de atingir um portefólio 100% renovável até 2030 e a neutralidade carbónica em 2040.












