CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Crédito à Habitação

Crédito à habitação: Taxa de juro média ultrapassou os 2% pela primeira vez desde Maio 2016

4 de outubro de 2022

Em Agosto, os bancos concederam 1.205 milhões de euros de crédito à habitação e a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiu para 2,01% (1,88% em Julho), ultrapassando os 2% pela primeira vez desde Maio 2016, avança hoje o Banco de Portugal.

No mês em análise, a taxa de juro média do stock de empréstimos à habitação fixou-se em 1,32%, continuando a aproximar-se da média da área do euro (1,67% em Agosto). Desde abril de 2009 que o diferencial entre as taxas de juro médias em Portugal e na área euro não era tão baixo. Ao contrário do que se verifica na área euro, em Portugal a grande maioria dos empréstimos à habitação têm taxa de juro indexada às taxas Euribor a 6 meses ou a 12 meses, o que implica que as taxas de juro dos contratos de empréstimos são revistas a cada 6 ou 12 meses, respectivamente. Como tal, as variações da Euribor transmitem-se mais rapidamente ao stock de empréstimos à habitação em Portugal do que para a média da área do euro.

O Banco Central português indica ainda que nas novas operações de empréstimos à habitação concedidos em Agosto, 69% do montante correspondeu a contratos com um prazo de fixação inicial de taxa de juro inferior a 1 ano, e apenas 7% com um prazo superior a 10 anos. A média da área do euro é de 18% e 57%, respectivamente.