
CIMPORxFIZIX
Cimpor Global e Fizix unem-se para a transformação digital da produção de cimento
A Cimpor Global e a Fizix , empresa especializada em soluções que combinam sensores inteligentes e software baseado em inteligência artificial, formam uma parceria para a saúde das máquinas de 25 unidades industriais em 10 países e que será monitorizada globalmente, o que vai permitir antecipar falhas antes que aconteçam.
Presença em três continentes, 10 países e 25 centros de produção
Este projecto, que será implementado em 25 centros de produção da Cimpor Global, subsidiária do TCC Group Holdings, o terceiro maior produtor de cimento do mundo, com uma capacidade de produção anual de 112 milhões de toneladas, vai abranger cinco centros de produção em Portugal (os centros de produção de cimento de Alhandra, Loulé e Souselas e os centros de produção de argamassas de Alhandra e da Maia), 10 centros de produção de cimento na Turquia, cinco fábricas em África e cinco terminais de outras regiões, especialmente na Europa.
A primeira fase será implementada em seis países ao longo de 2025, incluindo Portugal, e vai garantir uma rastreabilidade global da saúde das máquinas. Em 2026, está prevista uma expansão para as operações na China e em Taiwan, e eleva, assim, para 14 o número total de países envolvidos. Com este projecto, a rastreabilidade da saúde das máquinas será garantida em 14 países, através de um sistema alojado na cloud que permitirá que equipas especializadas forneçam suporte remoto, análise e otimização.
"O mais abrangente projeto de monitorização da saúde de máquinas baseado em sensores e inteligência artificial na indústria pesada", refere Berkan Fidan, CTO da Cimpor Global.
O responsável destaca ainda que esta colaboração com a Fizix resultou na implementação do projecto de monitorização da saúde de máquinas com maior alcance já aplicado na indústria pesada. "A CIMPOR Global investiu aproximadamente 800 milhões de euros nos últimos cinco anos, a nível global, em inovação, projectos de integração global, materiais de construção mais sustentáveis, energias renováveis e soluções baseadas em I&D. Os resultados desta aposta são evidentes, tanto a nível operacional como ambiental e económico. Nos próximos anos, planeamos alocar cerca de 35% da nossa rentabilidade anual a investimentos em digitalização industrial, transição para energias verdes, descarbonização e processos e produtos de nova geração com baixo teor de carbono".
Berkan Fidan explicou que a decisão de avançar com este projeto, que combina Internet Industrial das Coisas (IIoT), 5G MPN, dispositivos inteligentes e software avançado, foi tomada após dois anos de análise detalhada e testes práticos de diversas soluções. "Recorremos à nossa extensa base de dados industriais, construída ao longo dos últimos cinco anos, às nossas capacidades analíticas de processamento de dados, registos de manutenção e avarias, bem como à nossa experiência em manutenção preventiva. A parceria entre a Cimpor Global e a Fizix, reconhecida pelo seu avanço tecnológico, trará novas abordagens inovadoras à produção de cimento. Acreditamos que esta colaboração permitirá que iniciativas locais tenham impacto global e trará uma nova perspectiva ao sector. Este é um dos maiores e mais singulares projetos IIoT no mundo, dada a sua dimensão, abrangência e impacto".
Sublinhando a importância das operações em Portugal, Berkan Fidan destacou que "a CIMPOR é um player forte não só em Portugal, mas também nos mercados internacionais, com uma capacidade de produção de cimento de aproximadamente 9,5 milhões de toneladas. Mantemos a nossa liderança no sector em Portugal e continuamos a contribuir para a economia nacional com uma rede de produção que inclui três centros de produção de cimento integrados, duas unidades de moagem, 43 centrais de betão pronto e 17 pedreiras. Graças aos portos e terminais que possuímos e operamos, estamos a expandir o nosso volume de exportação, a fortalecer a nossa cadeia de abastecimento e a explorar novas oportunidades de mercado".
Suat ÇALBIYIK, Chaiman do Board da Direção da Cimpor Gobal, reforçou que a entrada do grupo no TCC Group Holdings, em 2024, marcou um passo histórico para a empresa. "Somos uma parte fundamental de um grupo ambicioso que opera sob a marca Cimpor no mercado global de cimento, ocupando o terceiro lugar mundial em capacidade de produção. Hoje, não nos limitamos a produzir cimento; estamos a construir as cidades do futuro, a fortalecer infraestruturas e a criar um mundo mais sustentável. Mantemos a nossa missão de liderar a transformação da indústria cimenteira nos mercados globais, focando-nos na inovação, sustentabilidade e parcerias estratégicas. O projecto com a Fizix é um exemplo concreto desse compromisso e um passo crucial na transição para processos de produção mais eficientes e sustentáveis".