Cetelem lança Eco Créditos: soluções de financiamento para projetos mais sustentáveis
O Cetelem, marca comercial do BNP Paribas Personal Finance, lançou uma gama de soluções de financiamento dedicada a projectos mais sustentáveis. Com a oferta Eco Créditos, a entidade pretende acompanhar as necessidades dos consumidores que potenciem a transição energética e a redução da pegada ambiental.
As soluções de financiamento, além de condições especiais, incluem um conjunto de projectos alargado, como a aquisição de automóveis novos eléctricos, energias renováveis ou eficiência energética – possibilitando, por exemplo, a compra de painéis solares ou apostar num bom isolamento térmico.
A mais recente solução vem reforçar esta gama e destina-se à mobilidade suave, para apoiar a aquisição de bicicletas e trotinetes, incluindo eléctricas, para dar resposta às mais recentes tendências de deslocação sustentável e estilo de vida saudável.
João Paulo Gonçalves, Head of Customer Experience & B2C do Cetelem – BNP Paribas Personal Finance Portugal, salienta que “os Eco Créditos demonstram bem o nosso compromisso e papel ativo na resposta às necessidades dos consumidores, na redução das emissões de carbono e na transição energética. Atendem à necessidade cada vez mais premente dos consumidores de tornarem a sua casa mais eficiente, bem como de tornar acessível a aquisição de uma viatura elétrica, além de promover novas formas de deslocação nas cidades, e assim contribuindo para o desenvolvimento urbano sustentável.”
Recorde-se que, de acordo com os dados do estudo internacional Observador Automóvel 2023, realizado pelo Cetelem, 48% dos portugueses complementam a utilização do automóvel com modos de mobilidade suave, como trotinete ou bicicleta, mas também transportes públicos. O estudo indica também que, na Europa, as bicicletas com assistência elétrica triplicaram as vendas, ultrapassando os 3 milhões de unidades entre 2017 e 2021.
Ainda no que respeita ao mercado eléctrico, de acordo com a ACAP, as vendas de viaturas eléctricas cresceram 119% nos primeiros sete meses de 2023 no mercado nacional. Ainda assim, permanece aquele que é entendido como um dos maiores obstáculos à adoção da mobilidade elétrica: o elevado custo de aquisição, que leva 8 em cada 10 a desistirem da compra de uma destas viaturas, sendo para isso fundamental disponibilizar aos consumidores acesso a financiamento.