
Cascais vai ter piscina de ondas e centro de alto rendimento de surf
O concelho de Cascais vai receber um centro de alto rendimento de surf com piscina de ondas de tecnologia avançada, integrado no Plano de Pormenor de Talaíde (PPT), cuja aprovação foi publicada esta no passado dia 06 de Agosto em Diário da República.
O projecto, de investimento privado, ocupará uma área actualmente devoluta, localizada entre o Taguspark, Sintra e Oeiras, e prevê também zonas comerciais, serviços e amplas áreas verdes de lazer e protecção ambiental.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, o novo equipamento “posiciona Cascais na vanguarda da inovação desportiva” e “reforça a atractividade do concelho, dinamiza a economia local e melhora significativamente a qualidade de vida”.
Novo polo desportivo e turístico
O plano estabelece parâmetros rigorosos de sustentabilidade ambiental e energética e contempla melhorias na mobilidade, incluindo reforço dos transportes públicos, da mobilidade suave e a construção de uma nova via de Nível 3, ligando Talaíde ao concelho de Sintra.
O PPT, na freguesia de São Domingos de Rana, abrange uma área de 90,4 mil metros quadrados, para “instalação de um equipamento privado de uso público (uma piscina de ondas destinada à prática de surf), complementado com dois estabelecimentos hoteleiros e estruturas de apoio” pode ler-se no DR.
Com um prazo de execução de cinco anos, o PPT compromete-se com a regeneração urbana e económica, consolidando São Domingos de Rana como novo polo desportivo e turístico.
Decididamente o surf está na moda entre os portugueses, depois do Surf Park em Óbidos, é agora a vez de São Domingos de Rana, no concelho de Cascais.