Casas inteligentes: uma escolha inteligente
A construção de “casas inteligentes” ainda está, em Portugal, muito longe do nível em que estão os principais países do mundo, no entanto, é incontornável que é esse o caminho do futuro próximo, e o mercado vai mudar.
Assim como nos dias de hoje, é quase impensável comprar um carro de alta gama sem vidros elétricos, sem ecrã de apoio à condução e sistema GPS, sem uma série de tecnologia que nos ajuda a fazer uma viagem mais segura e mais confortável, as chamadas “Smart Homes” também nos ajudam a ter maior conforto e segurança nesta nossa “viagem na vida”, que fazemos todos e que queremos que seja longa.
Casas com uma quantidade quase infinita de funções que nos ajudam a viver cada vez melhor, mais tempo e com maior qualidade de vida, é a isso que se propõe a evolução da tecnologia.
O tempo é cada vez mais precioso, o bem mais raro para a maioria das pessoas, e este tipo de inovação, vem transformar por completo os nossos dias e a vivência nas nossas casas.
Imagine uma casa que se adapta à sua rotina, que antecipa as suas necessidades e oferece conforto absoluto, conveniência e segurança. Uma tecnologia que trabalha para si, que lhe permite ter mais tempo para o que realmente importa.
A gestão das casas inteligentes é acessível e intuitiva, consegue controlar tudo a partir de uma interface, de uma aplicação móvel, ou de um assistente de voz (como Alexa, Google Assistant e Apple Siri), esteja onde estiver.
E não é apenas uma tendência crescente ou um luxo, embora seja ambas as coisas, mas é também uma necessidade para quem procura uma vida mais prática, melhorar a segurança e a eficiência energética, reduzindo custos. Além disso, facilitam as nossas tarefas diárias, bem como outros benefícios que melhoram a nossa qualidade de vida.
Imagine receber os seus amigos em casa, com um simples clique no telemóvel, pode ajustar as luzes, a temperatura da sala e escolher a música ambiente através da sua playlist, tornando o ambiente mais acolhedor. Ou, mesmo, permitir a entrada de um amigo ou familiar que chegou antes de si a casa, e está à porta à espera enquanto está preso no trânsito, e que com um simples comando no telemóvel, permite-lhes entrar em casa e aguardar confortavelmente no seu sofá. Ou, o seu filho que se esqueceu das chaves de casa e a partir do seu trabalho lhe abre a porta e resolve o problema no mesmo minuto.
Imagine que ao acordar, as persianas do quarto abrem-se automaticamente, deixando a luz natural entrar gradualmente e a máquina de café começa a preparar o seu café para o pequeno-almoço.
As casas inteligentes permitem ajustar a iluminação, a temperatura, os estores, as cortinas, os eletrodomésticos, monitorizar a segurança (fechadura inteligente, alarme, detetor de movimentos, de fumos e inundações), entre outros. Estando fora de casa, consegue controlar remotamente o conforto da sua casa e antecipar as suas necessidades consoante o seu estilo de vida.
Se estiver no trabalho, ou de férias, em caso, por exemplo, de ter uma inundação, é avisado de imediato e consegue cortar à distância o sistema de água e parar imediatamente com o problema. Um sem número de cenários que, até à data, o obrigam a voltar a casa, ou a chamar ajuda, ou a ter prejuízos incalculáveis apenas porque não está em casa, e que a tecnologia já lhe permite alterar essa situação.
Um dos grandes benefícios das casas inteligentes é precisamente o conforto personalizado, que lhe permite criar ambientes personalizados para cada momento em casa. As várias soluções de casas inteligentes oferecem uma ampla gama de funcionalidades, que se adaptam às necessidades e preferências dos utilizadores.
Mas os benefícios vão muito além do conforto. Como referido, as casas inteligentes também são mais seguras. A partir de qualquer lugar consegue controlar remotamente os acessos à sua casa (entradas e saídas), detetar intrusos através de câmaras de vigilância e com a fechadura da porta inteligente, esquecer a porta aberta ou as chaves em casa deixam de ser um problema. Imagine a tranquilidade de saber que a sua casa está protegida, mesmo não estando em casa.
As casas inteligentes também são mais eficientes, pois conseguirem ver em tempo real os consumos de energia e otimizar os mesmos, poupando na sua conta da energia. Dessa forma, a sua casa estará sempre confortável, mas sem desperdiçar energia e permite adotar um estilo de vida mais sustentável. Contribui para a redução do impacto ambiental e preservação do meio ambiente, uma preocupação crescente devido às alterações climáticas.
As casas inteligentes valorizam qualquer imóvel, com a integração de tecnologias de automação e eficiência energética, promovem a segurança e a poupança, muito valorizadas por potenciais compradores, que preferem imóveis modernos e eficientes.
Oferecem uma vivência mais imersiva, uma experiência de vida mais conectada, eficiente e personalizada. Desta forma, pode beneficiar de uma experiência de vida que não é apenas conveniente, mas também adaptada às suas necessidades e preferências pessoais, ficando com mais tempo livre para o que realmente importa.
João Sousa
CEO da JPS GROUP
*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico