
Imagem de mrsiraphol em Freepik
Casas de luxo com piscina e jardim dominam preferência dos compradores em Portugal
As moradias de luxo com piscina e jardim continuam a atrair maior interesse no mercado imobiliário português. Segundo dados do idealista/data, nos três meses até Maio de 2025, a procura por este tipo de habitações foi 15% superior à de imóveis sem estas comodidades, com destaque para Lisboa, Leiria e Setúbal.
Faro lidera com um interesse 79% superior por casas com piscina e jardim face às que não as têm, seguido de Setúbal (+64%) e Madeira (+27%). Apesar do aumento da oferta, com 7.760 moradias disponíveis (mais 12% face ao ano anterior), o mercado de luxo regista um abrandamento geral na procura — -28% para casas com piscina e jardim, e -45% para as restantes.
As casas com estas comodidades são também mais caras, com um preço mediano de 1,8 milhões de euros, contra 1,6 milhões para imóveis sem piscina ou jardim. A diferença acentua-se em Lisboa (+30%), Leiria (+21%) e Madeira (+17%).
Em contraste, no Porto, as moradias com piscina e jardim são 6% mais baratas. Ainda assim, Lisboa, Faro e Setúbal continuam a liderar em termos de preços e volume de oferta neste segmento premium.