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Campanhã vai tornar-se o principal «hub» ferroviário do país

18 de janeiro de 2023

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou ontem que o plano de urbanização de Campanhã representa uma "verdadeira revolução urbanística" e permitirá "resgatar a zona oriental de décadas de abandono, decadência e descaracterização".

"O Plano de Urbanização de Campanhã representa uma verdadeira revolução urbanística. Meço bem as palavras quando digo revolução urbanística. Não se trata de um exagero de retórica ou de um excesso de expectativa", afirmou Rui Moreira, durante a apresentação do plano.

Destacando que o território em torno da estação de Campanhã ficará "irreconhecível no médio e longo prazo", resultado da intervenção motivada pela linha de alta velocidade, Rui Moreira afirmou que aquela zona da cidade continua a ser "um território de intervenção prioritária".

"Campanhã não voltará a estar à margem do resto da cidade” - Prosseguiu. “E a linha de caminho-de-ferro que atravessa a freguesia vai deixar de ser uma barreira para se tornar um horizonte de mudança", acrescentou.


Imagem do video de apresentação


Uma estação de duas faces

Uma das soluções, apresentada na sessão pelo arquitecto do projecto Joan Busquets, passa pela criação de um "anel hibrido", isto é, um conjunto de "arruamentos existentes e propostos" que vão constituir uma "nova forma de distribuição do tráfego automóvel" em torno da estação.

A par da mobilidade, o plano de urbanização vai permitir também "construir uma estação de duas faces", abrindo Campanhã a oriente.

"Esta é a oportunidade de termos uma estação não de uma só face, mas de duas faces, por isso é que o que está a ser proposto é um edifício ponte, uma estação ferroviária por cima das linhas de caminho-de-ferro, com uma nova fachada (...) virada a oriente", disse, acrescentando que o plano prevê também a criação de um túnel na continuação da rua do Godinho e passando por baixo da ferrovia, a sul da avenida 25 de Abril.

"Esse túnel permite fechar o anel rodoviário", afirmou.


O Arq,º catalão Joan Busquets - imagem do vídeo de apresentação


De acordo com o vereador Pedro Baganha, os investimentos na estação de Campanhã estão dependentes da Infraestruturas de Portugal (IP) e que os investimentos na cidade são a "médio e longo prazo".

"Estamos a falar de pelo menos 12 a 24 meses para terminarmos o plano de urbanização que teve a primeira hora hoje, que se inicia hoje, e depois do plano aprovado sabemos que estes processos de transformação urbana demoram sempre muito tempo", afirmou Pedro Baganha.

A requalificação da estação de Campanhã, no Porto, no âmbito do projecto de Alta Velocidade ferroviária, poderá torná-la no "principal 'hub' ferroviário do país", adiantou hoje o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes.

"A estação de Campanhã vai-se constituir como um dos principais 'hubs' [pontos centrais] ferroviários do país, senão mesmo o principal hub ferroviário do país", disse hoje o responsável da IP, durante a apresentação do Plano de Urbanização de Campanhã, no Porto.

Lusa/DI