CEIT e Coimbra Business School estudam marca “Palmela Conquista”
O CEIT - Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School | ISCAC encontram-se a desenvolver um estudo diagnóstico sobre o modelo de gestão da marca Palmela Conquista.
A iniciativa insere-se no âmbito do Portugal Branding - Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que, após o seu lançamento, tem vindo a trabalhar com diversos municípios no mapeamento e identificação das melhores práticas de gestão de marcas territoriais em Portugal.
Neste contexto, uma equipa de especialistas encontra-se a analisar criteriosamente a marca Palmela através de uma matriz de avaliação que abrange diversos pilares desde a governação, identidade e percepção da marca, visão estratégica, modelo operacional e a avaliação e monitorização.
Segundo explica Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT - Centro Estratégico de Inovação Territorial, "O objectivo do estudo, além de poder identificar as melhores práticas de gestão da marca, é apoiar o município de Palmela na detecção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing territorial."
Numa sociedade de conmpetição, a importância do branding e marketing territorial
“Palmela tem conquistado não só pelos seus recursos identitários, mas também pelo seu espírito empreendedor e dedicação dos agentes locais no que toca à preservação e promoção das suas raízes. É evidente o seu esforço na valorização da sua identidade e dos seus produtos locais, como é o caso do vinho, que cada vez mais reforça a sua notoriedade e reconhecimento, permitindo impulsionar o crescimento económico e turístico de todo o território”, aponta o responsável.
O referencial estratégico que suporta o modelo de avaliação, foi desenvolvido ao longo de dois anos por docentes e investigadores e visa estabelecer um padrão científico na gestão de marcas territoriais, proporcionando orientações claras para a melhoria da estratégia de branding e marketing territorial.
Já o Vereador do Turismo da Câmara Municipal, Luís Miguel Calha, expressou satisfação pela iniciativa, num ano em que se assinala 10 anos de implementação da marca Palmela Conquista, permitindo ao Município um melhor planeamento de acções futuras para continuar a projectar esta marca territorial.
Alexandre Gomes da Silva, presidente da Coimbra Business School | ISCAC, sublinha que estes estudos "conjugam o rigor da investigação científica com a implementação prática, respondendo assim às exigências da actual competitividade. Neste contexto, continuamos a reforçar cada vez mais o nosso Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório nacional de excelência na formação e investigação de marcas territoriais, promovendo uma relação sinérgica entre a academia e as autarquias."