Bruxelas disponibiliza 3 mil milhões de euros para projectos sustentáveis em Portugal
A Comissão Europeia e o Banco Português de Fomento (BPF) assinaram esta terça-feira um acordo de garantia InvestEU num valor que pode ascender a 210 milhões de euros. O referido acordo poderá mobilizar mais de 3 mil milhões de euros em investimentos. Com este acordo, o BPF torna-se o primeiro parceiro de execução português do InvestEU.
Os investimentos previstos abrangem os transportes sustentáveis, o apoio às PME e às pequenas empresas de média capitalização, incluindo actividades de investigação, inovação e digitalização das mesmas, assim como empréstimos para projectos de infraestruturas de caráter social.
Paolo Gentiloni, comissário europeu responsável pela Economia, declarou que "o acordo agora alcançado demonstra a capacidade do programa InvestEU para apoiar as pequenas empresas europeias, mobilizando mais de 3 mil milhões de euros para financiar projetos sustentáveis e inovadores em Portugal. Em parceria com o Banco Português de Fomento, o programa InvestEU permitirá concretizar projectos de investimento cruciais. Juntos, criamos mais emprego e construímos uma economia mais resiliente".
O programa InvestEU assegura um financiamento a longo prazo à UE, mobilizando fundos públicos e privados para apoiar as suas prioridades políticas. No âmbito do programa, o Fundo InvestEU é executado através de parceiros financeiros que investem em projectos graças à garantia do orçamento da UE, mobilizando pelo menos 372 mil milhões de euros de investimento adicional.
Segundo Pedro Reis, Ministro da Economia, “este acordo tem uma dimensão ímpar (e inédita em termos de valor nos últimos anos) dado que permitirá ao Banco Português de Fomento (BPF) fazer chegar mais de 3 mil milhões de euros de financiamento às empresas em áreas cruciais, como sejam o investimento sustentável, a inovação e a mobilidade. Muito em particular às PME portuguesas num momento-chave para o relançamento do crescimento mais vigoroso da economia portuguesa. É também um sinal importante de operacionalização e de agilização do BPF, uma instituição com a qual nos comprometemos desde a sua criação, e que foi particularmente reforçada por este Governo, e que é, de facto, o único parceiro nacional de implementação do InvestEU”.
Já Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento, salientou: "O BPF desempenha um papel muito relevante na promoção do investimento nacional, ao mobilizar mais de 3 mil milhões de euros como o primeiro e único parceiro de distribuição nacional do InvestEU. Este processo exigiu diversas alterações internas e adaptação dos sistemas operacionais para assegurar a conformidade com as regras europeias e as necessidades de reporte do programa InvestEU. Este acordo representa mais um marco importante para o BPF e reforça a nossa cooperação com a União Europeia em direção a prioridades comuns, como a transição verde e digital. Vai permitir-nos disponibilizar recursos essenciais à economia, para que um número maior de empresas e projectos viáveis tenham as condições necessárias para crescer e competir num cenário económico global cada vez mais desafiador”.