
DR







Brasil: Hotel Vila Galé Collection Ouro Preto já abriu
O Grupo Vila Galé inaugurou este sábado, 24 de Maio, a sua mais recente unidade hoteleira. Trata-se do Vila Galé Collection Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, um hotel resort que procura conciliar tradição e modernidade.
Situado no distrito de Cachoeira do Campo, a cerca de 20 quilómetros da capital do Estado, o hotel ocupa um prédio histórico que já foi sede do 1º Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais e do Colégio Dom Bosco. Restaurado e ampliado, o edifício abriga agora o 12º resort da rede Vila Galé no Brasil, resultado de um investimento que, ao se julga, poderá ascender a 180 milhões reais (28 milhões de euros), aindo que inicialmente fosse apenas de 120 milhões, marcando a chegada do grupo português ao estado mineiro.
O resort, que está implantado numa propriedade com 277 hectares, dispõe de 311 acomodações, das quais 95 estão localizadas no prédio histórico e as demais em dois blocos recém-construídos. A unidade inclui três restaurantes (o Inevitável, o Versátil e Massa Fina), dois bares, cinco piscinas aquecidas, capela, biblioteca, cinema, discoteca, sete salas de convenções, auditório, sala de jogos e o Satsanga Spa & Wellness, equipado com sauna, banho turco e salas de massagem, uma área de eventos com capacidade para 900 pessoas.e um clube NEP para crianças.
Voltado também para o turismo de lazer e aventura, o complexo conta com pista de kart, lago, tirolesa, trampolim e campos polidesportivos.
Embora já esteja em funcionamento em soft opening, o projecto ainda não está totalmente concluído. Melhorias e ajustes prosseguem e devem ser finalizados nos próximos seis meses, com o objectivo de melhorar ainda mais a experiência dos visitantes.
A iniciativa integra uma política de valorização do património e incentivo ao turismo sustentável. Com espaços dedicados à educação ambiental e ao bem-estar, o Vila Galé Collection Ouro Preto também prevê o cultivo de vinhas e oliveiras em 15 hectares da área envolvente, combinando elementos da tradição portuguesa com a identidade mineira. O objetivo é proporcionar não apenas hospedagem, mas uma experiência cultural, histórica e natural imersiva.
O mercado brasileiro será o principal foco comercial da nova unidade do Vila Galé em Ouro Preto, com duas frentes estratégicas bem definidas: o público regional, maioritariamente oriundo de Minas Gerais e com forte presença nos fins de semana, e os visitantes de outras regiões do país, atraídos por pacotes turísticos elaborados por operadoras. Em relação ao mercado internacional, a aposta recai sobre a riqueza histórica da região. Ouro Preto foi a primeira capital de Minas Gerais e está inserida num contexto cultural relevante para o Brasil. Este hotel pode funcionar como base para roteiros culturais que contemplem Ouro Preto, Mariana, Diamantina e até mesmo Inhotim.
Para os mercados europeus — especialmente Portugal —, a estratégia consiste em integrar o Vila Galé Ouro Preto a circuitos culturais organizados, principalmente por meio de excursões rodoviárias. "A proposta é que os turistas partam de Belo Horizonte, permaneçam duas ou três noites no resort e sigam viagem rumo ao Rio de Janeiro, com paragens em Tiradentes e Petrópolis. No Rio de Janeiro, a hospedagem será no hotel Vila Galé no centro histórico, com possibilidade de extensão para o hotel de praia em Angra dos Reis."
O grupo Vila Galé é o segundo maior grupo hoteleiro português. Com mais de três décadas de existência, conta com 49 unidades hoteleiras. Dessas, 34 são em Portugal, de norte a sul do país, 13 encontram-se no Brasil, uma em Cuba e uma em Espanha. Todas beneficiam de uma localização estratégica e privilegiada. No total, o grupo soma mais de 10.000 quartos, mais de 25 mil camas, e cerca de 4.500 funcionários.