Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Brain PowerHaierJPS Group 2024Porta da Frente
Turismo
Associações de Viagens portuguesa e espanhola reforçam cooperação ibérica

 

Associações de Viagens portuguesa e espanhola reforçam cooperação ibérica

26 de maio de 2026

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e a Confederação Espanhola das Agências de Viagens (CEAV) reuniram-se em Sanxenxo, na Galiza, para a V Cimeira da Aliança Ibérica das Agências de Viagens, num encontro que voltou a reforçar a cooperação entre os sectores turísticos de Portugal e Espanha.

A iniciativa decorreu entre 22 e 24 de Maio e reuniu cerca de 50 profissionais do sector, contando com a colaboração da AGAVI. O objectivo passou por promover o diálogo, a partilha de conhecimento e a criação de novas oportunidades de negócio entre os dois mercados ibéricos.

A sessão de abertura contou com as intervenções de Carlos Garrido, presidente da CEAV, e de Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, além de representantes institucionais da Galiza, de Sanxenxo, das Rías Baixas e da Xunta da Galiza. Durante a sessão, foi destacada a crescente atractividade da Galiza enquanto destino turístico, com enfoque na gastronomia, organização territorial e oferta turística.

Entre os temas em debate estiveram os desafios da conectividade aérea, analisados por Marco Sequeira, director de Operações da Alive Travel, bem como o impacto da inteligência artificial e da transformação digital no futuro das agências de viagens, tema abordado por Sérgio Ferreira, especialista internacional em tecnologia e inovação.

Uma das reflexões centrais da cimeira incidiu sobre o papel das agências de viagens num contexto de transformação acelerada do sector turístico. A questão “Em que parte da cadeia de valor podemos continuar a ser definitivamente indispensáveis?” marcou boa parte das discussões, num cenário influenciado por novas tecnologias, mudanças nos hábitos dos consumidores e maior complexidade operacional.

O encontro permitiu ainda analisar o actual momento do turismo ibérico, com destaque para o crescimento das vendas e para o desempenho positivo dos segmentos de lazer e MICE. Apesar do dinamismo registado, os participantes sublinharam a importância de preparar o sector para eventuais cenários de instabilidade futura.


APAVT e CEAV

A situação geopolítica internacional, em particular o conflito no Médio Oriente, esteve igualmente em análise, através da apresentação das conclusões sectoriais desenvolvidas pela CEAV durante o mês de Maio, permitindo avaliar os potenciais impactos da instabilidade internacional na actividade turística.

Para Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, “num momento particularmente exigente para o turismo internacional, marcado por fortes transformações tecnológicas, desafios operacionais no transporte aéreo e um contexto geopolítico instável, torna-se essencial reforçar a cooperação ibérica e o diálogo permanente entre os principais agentes do setor”.

Criada em 2018, a Aliança Ibérica das Agências de Viagens tem vindo a consolidar-se como uma plataforma de cooperação estratégica entre Portugal e Espanha, procurando fortalecer o papel das agências de viagens e promover o desenvolvimento sustentável do turismo nos dois mercados.

PUB
Podcast
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Arrendamento
Rendas no Porto recuam pela primeira vez desde 2021, mas preço das casas acelera para máximos históricos
8 de outubro de 2026