Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
HaierJPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Porto vai ter 300 fogos de renda acessível em Lordelo do Ouro

 

Porto vai ter 300 fogos de renda acessível em Lordelo do Ouro

31 de março de 2020

Por unanimidade do executivo, a Câmara Municipal do Porto aprovou a autorização do lançamento dos concursos para apresentação de propostas para a construção de habitação acessível em Lordelo do Ouro, num total de 300 fogos.

O estudo urbanístico prevê intervenções em terrenos do domínio municipal, que incluem, além da intervenção em espaço público, a construção de cinco blocos de habitação.

Os três concursos agora lançados contemplam, um “a concepção de obras de urbanização, espaço público e paisagismo e construção de novos arruamentos; e os dois concursos restantes, segundo e terceiro, destinados à construção de cinco edifícios de habitação colectiva”.

As propostas poderão ser apresentadas até 100 dias após a publicação do concurso nos órgãos oficiais (Diário da República e Jornal Oficial da União Europeia), sendo os vencedores contemplados com prémios no valor de 15 mil euros (e a adjudicação do projecto), estando prevista também a atribuição de 10 mil e 5 mil euros aos segundos e terceiros classificados, respectivamente. Está prevista ainda a eventual atribuição de duas menções honrosas em cada um dos três concursos, no valor de 500 euros cada.

O projecto integral “corresponde a um investimento municipal que ronda os 46 milhões de euros, e tem na sua génese a necessidade de densificar a função habitacional no Município e, simultaneamente, estimular uma verdadeira inclusão social” - refere o executivo camarário. O projecto consagra uma profunda reestruturação viária e urbanística de toda a área e visa igualmente “a valorização do espaço público e criação de áreas verdes, através do desentubamento da Ribeira da Granja e da criação de um parque de proximidade”.