CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Novos desafios da habitação e ordenamento do espaço público

14 de junho de 2018

Os novos desafios da habitação e o ordenamento do espaço público serão os temas centrais da 4ª edição do Archi Summit, que se realiza no LX Factory, nos dias 12 e 13 de Julho.

O evento vai reunir arquitectos provenientes da América Latina, Ásia e Europa. O primeiro dia do evento será dedicado ao espaço público, com a realização de uma conferência sobre o tema durante a manhã, que dará o mote à apresentação de projectos de arquitectos nacionais e internacionais no período da tarde. Já os desafios da habitação estarão em foco no dia 13 com a partilha de perspectivas sobre a realidade actual, e posteriormente com a apresentação de projectos dedicados ao tema.   

Quais as soluções para a escassez de espaços para habitação nas grandes cidades? O Turismo vai acabar com a habitação nos centros urbanos? De que forma se pode potenciar a vivência nos espaços públicos? O que nasce primeiro: habitação ou espaço público? São algumas das questões que estarão em cima da mesa nas conferências centrais do Archi Summit 2018, que este ano se muda do Parque das Nações, onde sob a Pala do Pavilhão de Portugal realizou a sua última edição, para Alcântara, abraçando o caráter urbano do LX Factory.

Bruno Moreira, responsável pela organização do evento, revela que o"tema central desta edição do Archi Summit, ao destacar os novos desafios da habitação e o ordenamento do espaço público, levanta questões que estão seguramente na cabeça de muitos portugueses, que se prendem com a realidade atual do mercado imobiliário motivado pelo crescimento do Turismo no nosso país, mas também com a conjuntura cada vez mais propícia à realização de obras pública. Apesar de, para nós portugueses, se tratarem de temas relativamente recentes, cidades de outros países já passaram pelas mesmas dificuldades e aí destaca-se o contributo de oradores provenientes do Japão, do Chile, de França, de Espanha, e da Bélgica, entre outros, que irão partilhar as suas perspetivas e dar a conhecer alguns dos seus projectos desenvolvidos nestes contextos".

Jaume Mayol e Irene Pérez Pirrefer, a dupla de arquitetos catalães do ateliê Ted’A distinguida no passado fim-de-semana com os FAD – Fomento de las Artes y del Diseño Architeture Awards, de Barcelona, são dois dos oradores internacionais do Archi Summit. 

O evento irá ainda homenagear no LX Factory a simbiose entre o bruto e o quase devoluto, integrada num espaço repleto de arte urbana, com uma área de exposição de 1.500m2 inspirada num projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas. Na exposição de materiais para a arquitetura e construção, este ano estarão em destaque algumas indústrias líderes do sector, como a Margres e Love Tiles, a Amorim, a Barbot, a Secil, a Gyptec e a Sonae.