Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Lisboa: escolha a Praça de Espanha de que mais gosta

 

Lisboa: escolha a Praça de Espanha de que mais gosta

22 de janeiro de 2018

Lisboa: escolha a Praça de Espanha de que mais gosta

 

Em 2019, a Praça de Espanha, em Lisboa, irá ser completamente intervencionada e transformar-se num verdadeiro parque urbano.

No âmbito do concurso Internacional de Ideias, promovido pela autarquia para esta zona estruturante da cidade estão em exposição, na Fundação Calouste de Gulbenkian (FCG), as 9 propostas finalistas apresentadas para a Praça de Espanha e zona envolvente. A autarquia da capital apelou aos cidadãos - lisboetas ou não – que se pronunciem sobre as propostas apresentadas, dando a sua opinião ou sugerindo ideias. O prazo de opiniões e sugestões termina já no dia 29 de Janeiro.

As 9 propostas também podem ser vistas e comparadas no site www.lisboaparticipa.pt.

Após o dia 29 de Janeiro, está previsto um período de três meses para elaboração das propostas finais para depois o júri decidir e escolher a solução. Uma vez concluído o projecto, a autarquia tem que lançar o concurso para a execução da obra.

Na apresentação das 9 propostas finalistas, o vereador do Urbanismo de Lisboa, Manuel Salgado, afirmou terem sido “feitos os estudos de tráfego que mostram que é possível libertar várias áreas que hoje estão cobertas de alcatrão e tornar utilizável este espaço ao qual as pessoas não acedem, porque há tanta rua, tanto carro a passar e organizado de tal maneira que a zona verde do meio mesmo junto ao arco, onde estão as árvores, as pessoas não vão lá, têm medo de atravessar e chegarem ao centro da actual Praça de Espanha”, declarou.

Neste sentido, a Câmara de Lisboa pretende transformar o espaço verde existente no centro da Praça de Espanha num jardim “como é o Jardim da Estrela ou como são outros jardins da cidade”.

A praça vai deixar de ser uma grande rotunda atravessada ao meio por uma avenida. Essas faixas centrais vão desaparecer, bem como o terminal rodoviário situado entre a o espaço da companhia de teatro A Comuna e a Avenida Columbano Bordalo Pinheiro. A ligação rodoviária directa entre essa artéria e a Avenida Calouste Gulbenkian também vai deixar de existir. Em vez disso, surgirão dois grandes cruzamentos nos topos da praça: um nas avenidas dos Combatentes e Santos Dumont; outro nas avenidas António Augusto de Aguiar e de Berna.

 

Artigos relacionados no DI: http://bit.ly/2DvAJum