
"Guia de Arquitectura do Porto": de 1942 a 2017...
Um guia sobre a arquitectura do Porto, com mais de 200 exemplos de obras realizadas entre 1942 e 2017, mas também projectos de futuro, vai ser lançado na quinta-feira, dia 1 de Fevereiro, na Câmara do Porto.
Editado pela A+A Books, o “Guia de Arquitectura do Porto 1942-2017” “um levantamento de fundo, exaustivo, da arquitectura pós-modernista até hoje”, e apresenta-a por zonas da cidade e até extravasa o município, apresentando também projectos dos concelhos vizinhos (Matosinhos, Maia, Vila Nova de Gaia e Gondomar).
Segundo Maria Melo, responsável da A+A Books, a edição foi considerada de manifesto interesse cultural pelo Ministério da Cultura.
As obras de arquitectura incluídas “foram escolhidas temporalmente, a partir do reconhecimento do movimento moderno, como atesta o primeiro exemplo do ano de 1942: uma habitação projectada por Alfredo Viana de Lima”.
Cada projecto apresenta a sua ficha informativa
Os mais de 200 exemplos incluídos “espalham-se temporalmente até à actualidade numa variedade tipológica que demonstra os desafios colocados aos arquitectos e respetivas equipas”. E, para cada exemplo, é dada informação base e um pequeno texto explicativo/crítico para compreensão da obra, para além de desenhos e fotografias que a representam.
O guia apresenta também projectos que marcaram transformações na cidade, como a requalificação da Baixa, no âmbito do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, e o Metro do Porto.
Maria Melo refere que o guia apresenta ainda projectos “De hoje para o Futuro”, como o da reconversão do antigo Matadouro.
O Hotel D. Henriques, o Silo-Auto, a escola Secundária Soares dos Reis, a reabilitação de uma ilha de Campanhã, a sede Portuense da União Elétrica Portuguesa, a ponte de S. João, a reabilitação do Palácio do Freixo, as faculdades de Engenharia e Economia, o complexo habitacional Quinta das Sedas, o Terminal de Cruzeiros de Leixões, as reabilitações do Rivoli e da Casa das Artes, a Casa da Arquitectura, a Casa de Chá da Boa Nova, a Estação de Tratamento de Águas do Lever, a Capela de São José e o edifício Garagem Ouro são algumas das obras presentes no guia.
O livro, que conta com a Fundação EDP como mecenas exclusivo, tem o apoio da Câmara do Porto, da Ordem dos Arquitectos e da Fundação Marques da Silva.
O lançamento do guia está agendado para as 19:00 de quarta-feira, nos Paços do Concelho.
Lusa/DI