CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: Opéra Garnier em Paris

22 de abril de 2019

A Opéra Garnier ou Palais Garnier, está situada na Place de l'Opéra no 11° arrondissement de Paris. Construída entre 1861 e 1875 pelo arquitecto Charles Garnier foi decidida por Napoleão III dentro do programa de transformação da capital conduzido pelo Barão Haussmann.

Este monumento é um exemplo de arquitectura monumental com uma mistura de diversos estilos. A Opéra Garnier, na proximidade da Praça Vendome, é um templo da arte lírica, da música e da dança, com renome internacional. A fachada decorada com mármores de diferentes cores é enriquecida com esculturas, mosaicos, colunas e ornamentos dourados.

O monumento fica aberto para visitantes durante o dia: pode-se assim conhecer sua lendária escadaria de mármore, a sua sala em estilo italiano vermelha e dourada com 1.900 assentos de veludo, iluminada por um magnífico lustre de cristal, sob um tecto pintado por Marc Chagall em 1964. A Avenue de l'Opéra é a única avenida de Paris sem árvores, segundo a vontade do arquitecto, facto que realça ainda mais o monumento, visível a um grande distância, a partir da Pirâmide do Louvre. Ela fica bem perto das grandes lojas e não muito longe da Place de la Madeleine.

Texto e fotografias: Jorge Maio