Black Friday: Pela primeira vez em 77 anos, o IKEA vai comprar em vez de vender
O Grupo Ingka anunciou, hoje, que a Black Friday deste ano verá a sua dinâmica invertida, pela primeira vez, em 77 anos de história, as lojas IKEA em 27 mercados, vão comprar de volta peças de mobiliário da marca, aos seus clientes.
Segundo o grupo, o objectivo é dar uma segunda vida e uma nova casa a estes produtos indesejados, com pouca utilidade ou que se tornaram irrelevantes, através do seu reaproveitamento para venda em segunda mão.
A campanha #BuyBackFriday irá decorrer de 24 de Novembro a 3 de Dezembro, e é uma das acções que o Grupo Ingka está a implementar, de forma a transformar o seu negócio e a promover serviços circulares e de consumo sustentável, em parceria com os seus clientes. Por cada venda, o cliente receberá um Cartão Presente IKEA a ser usado em qualquer loja IKEA Portugal no prazo de um ano da data da sua entrega. O valor de compra dependerá do tipo de artigo e do seu estado de conservação, podendo ir até 50% do preço original do produto. No período da campanha #BuyBackFriday, os membros IKEA Family que venderem os seus móveis IKEA, além do valor que lhes for atribuído, recebem ainda 50% adicional desse valor.
"Queremos oferecer aos nossos clientes soluções e alternativas sustentáveis para os artigos que já não precisam, mesmo que tenham sido úteis, funcionais e ajudado a criar memórias ao longo dos anos. Actualmente, estamos a explorar novos modelos de negócio para desenvolver ofertas comercialmente viáveis, atribuindo um ciclo de vida mais longo benéfico para os produtos, desde o momento de compra ao momento que perde relevância nas nossas casas. Mais do que uma compra por impulso de artigos de que na verdade não precisamos tanto, durante a 'Black Friday', queremos ajudar os clientes a dar uma segunda vida aos seus móveis e a adoptar um consumo mais responsável", refere Helena Gouveia, diretora de marketing da IKEA Portugal.
A campanha "Buy Back Friday" faz parte da estratégia do Grupo Ingka para tornar a IKEA numa empresa com um negócio circular, com impacto positivo no clima até 2030. Actualmente, 45% do total das emissões globais de dióxido de carbono vêm da forma como o mundo produz e usa os produtos do seu dia a dia, incluindo os produtos para a casa.
"A visão da IKEA sempre foi criar um melhor dia a dia para as pessoas, o que agora significa tornar uma vida sustentável fácil e acessível para todos. Ser circular é uma boa oportunidade de negócio, bem como uma responsabilidade, e a crise climática exige que todos nós repensemos radicalmente os nossos hábitos de consumo. Mas só conseguiremos alcançar uma economia circular com investimento e a colaboração dos nossos clientes, outras empresas, comunidades locais e governos, para que possamos minimizar resíduos, criando um ciclo de reparação, reutilização, transformação e reciclagem", afirma Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal.
No ano passado, o Grupo Ingka deu uma segunda vida a 47 milhões de produtos recuperados, reembalando e revendendo produtos nas lojas IKEA.