Casa da família de Álvaro Siza Vieira é a nova residência da Casa de Arquitectura
A casa da família do arquitecto Álvaro Siza Vieira, em Matosinhos, é, a partir de hoje, uma Residência Artística que irá acolher investigadores, curadores e arquitectos.
O espaço será gerido pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura e irá funcionar como um polo dinamizador do estudo e investigação em torno da arquitectura contemporânea e dos acervos que se encontram ao cuidado do arquivo da instituição. A informação foi dada hoje pela presidente da Câmara de Matosinhos e pela direcção da Casa da Arquitectura, em cerimónia em que esteve presente o próprio Álvaro Siza e a sua irmã, Teresa Siza, que ali viveram durante a sua infância e juventude.
Para o efeito, foram necessárias obras de adaptação, que foram acompanhadas por Álvaro Siza. O investimento, na ordem dos 300 mil euros, foi realizado e suportado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Uma obra do seu pai…
Construída em meados do século XIX, a casa, localizada na Rua Roberto Ivens, foi remodelada em 1961 pelo próprio Álvaro Siza, a pedido dos seus pais.
“Do ponto de vista concepcional, isto é obra do meu pai. Se fosse hoje, não teria feito assim”, contou o conceituado arquitecto, referindo-se, por exemplo, ao pavilhão que projectou para o jardim da casa – informa a autarquia no seu sitio.
Em 2007, o imóvel foi adquirido pela Câmara Municipal de Matosinhos que, depois de uma empreitada de reabilitação, também supervisionada por Álvaro Siza, ali instalou, em 2009, o Centro de Documentação Álvaro Siza. No mesmo espaço funcionou a sede da Casa da Arquitectura até 2017, ano em que se transferiu para as actuais instalações, na Real Vinícola.
Veja o vídeo AQUI