Arquitectura portuguesa navega em alto mar no Bellissima
A viagem inaugural do MSC Bellissima, da MSC Crociere, a 4 de Março, num itinerário que inclui Lisboa, leva consigo a arquitectura portuguesa assinada por Pilar Paiva de Sousa.
A arquitecta e designer já tinha assinado há menos de três meses um espaço no navio Celebrity Edge, sendo o Bellissima o terceiro grande navio oceânico intervencionado pela empresa de arquitectura e design de interiores do Porto, Pilar Paiva de Sousa (PPS).
A empresa portuguesa actua assim nos industriais Chantiers de l'Atlantique da STX, em França, num trabalho que contemplou a construção e o fornecimento de equipamento para três espaços distintos: o restaurante Food Market, uma joalharia e uma boutique. Trata-se de um projecto conduzido pela PPS com recurso à subcontratação de três empresas portuguesas e possibilitado pela já vasta experiência de Pilar Paiva de Sousa e da sua equipa de arquitectura na indústria de navios de cruzeiro.
Para o fornecimento de expositores, móveis soltos e estofos, a PPS recorreu à sua rede de fornecedores localizados em vários pontos do país, cujos produtos vão de encontro ao elevado grau de qualidade exigido pela MSC e respondem ao rígido controlo de certifcação que é exigido neste tipo de navios. Os espaços construídos pela PPS de restauração construído pela PPS, o Food Market Restaurant, a Jewellery e a Boutique, são dos mais frequentados dentro do navio. Para a sua construção, foram usados materiais de categoria superior de diversos pontos do mundo.
A par do seu vasto portefólio em hotelaria, a PPS trabalha em arquitectura e design de interiores em navios de cruzeiro desde 2004, contando entre os seus clientes a Douro Azul, a Viking Cruises, a Amawaterways, a Royal Caribbean e a MSC. A empresa está actualmente a fnalizar o projecto integral de interiores do primeiro navio de cruzeiro oceânico construído em Portugal, o World Explorer, com lançamento previsto para esta Primavera e que navegará destino à Antárctida e à Amazónia.
O MSC Bellissima, partirá de Southampton, na Inglaterra, dia 4 de Março de 2019, ancorando em Lisboa de 8 para 9 de Março, para seguir depois para o seu itinerário inaugural no Mediterrâneo Ocidental, entre Barcelona (Espanha) e Valleta (Malta), com paragens em Marselha (França) e Génova e Nápoles e Messina (Itália) e Valletta (Malta). O navio é o segundo da classe Meraviglia da MSC Crociere, a maior companhia de cruzeiros privada e a quarta maior em volume anual de passageiros, com mais de 5% do mercado global. Faz parte de um investimento de 9 mil milhões de euros da MSC destinado a triplicar a sua capacidade de passageiros nos próximos 10 anos com um total de 11 novos navios.