CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Antigo Estabelecimento Prisional de Santarém vai transformar-se numa Residência de Estudantes

26 de janeiro de 2023

Já foi assinado o Contrato do Projecto de Reabilitação e Reconversão do antigo estabelecimento prisional de Santarém para uma residência de estudantes. Um dia e um projecto de grande importância para a TUU – Building Design Management (TUU), na medida em que permitiu fechar o ano de 2022 com o kick-off para o primeiro grande desafio de Arquitectura da TUU em 2023.


Antigo estabelecimento prisional de Santarém - TUU


O RESA (Residências Estamo de Santarém) trata-se um projecto onde a TUU tem um papel fundamental com o Projecto de Arquitectura, uma vez que o antigo estabelecimento prisional é um Monumento Nacional no centro da cidade de Santarém, com uma identidade única que deverá ser mantida, tornando o projeto muito desafiante.


Antigo estabelecimento prisional de Santarém - TUU


Desativado desde 2006 e dado como abandonado em 2009, o antigo estabelecimento prisional, agora adquirido pela ESTAMO – Participações Imobiliárias, SA., estima-se que tenha sido construído na segunda metade do século XIX, com uma área aproximadamente de 7000 m2, e vai permitir albergar cerca de 200 utilizadores.



Hugo Tocha de Carvalho, fundador da TUU e diretor do departamento de Arquitetura, afirma que "Podermos estar envolvidos num projeto de reabilitação e reconversão do antigo estabelecimento prisional de Santarém, não só nos desafia como profissionais, mas também como equipa. Temos o compromisso de nos envolvermos neste trabalho com toda a dedicação por forma a conseguirmos criar uma atmosfera positiva num edifício que albergou tantas histórias de vida difíceis e onde se sente uma carga bastante negativa. Este é talvez o maior desafio de todos".