Antigas vivendas da OGMA em Alverca vão ser transformadas em Habitação Jovem
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou, por unanimidade, na reunião pública de ontem, 10 de janeiro, a aquisição patrimonial de seis prédios urbanos, em Alverca do Ribatejo, na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho.
Trata-se das 12 antigas vivendas das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, propriedade do Estado, que passam agora a ser propriedade da autarquia através de transmissão gratuita feita pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., entidade gestora da Bolsa de Imóveis Públicos para habitação.
Segundo o presidente da autarquia da Área Metropolitana de Lisboa, Fernando Paulo Ferreira (PS), a cedência gratuita destes imóveus “vai permitir desenvolver o nosso projecto de Habitação Jovem e reabilitação da zona central da cidade de Alverca”
O montante global dos valores patrimoniais destes bens imóveis é de 867.859,07 euros, no entanto, “a aquisição não tem custos para a Câmara”, explicou na reunião, adiantando que para a execução das obras a Câmara irá avaliar medidas de financiamento do Governo e do PRR.
Fernando Paulo Ferreira afirmou que a elaboração do projecto irá definir o número de fogos e de pessoas que poderão viver nas antigas vivendas.
Esclareceu ainda que, porque se trata de “construções icónicas que ainda persistem na cidade de Alverca, o projecto é de reabilitação e não demolição do que lá está”.