“Aliados 9”: 18 luxuosos apartamentos num histórico edifício da cidade do Porto
Um dos mais emblemáticos edifícios da cidade do Porto, na Avenida dos Aliados, é agora lançado no mercado. A reabilitação é promovida Real Added Value PN - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado, gerido pela Lace Investment Partners.
A Savills/ Predibisa e a Castelhana Real Estate iniciaram a comercialização deste edifício histórico que alia o seu inestimável valor histórico e patrimonial ao conforto e modernidade do presente e do futuro.
O novo empreendimento Aliados 9 recupera com excelência um dos edifícios com maior valor patrimonial do Porto, sendo um dos que mais marcam a Avenida dos Aliados, a par com o edifício do Banco de Portugal, o Palácio das Cardosas e o edifício da Câmara Municipal do Porto.
Originalmente desenhado em 1919 pelo Arquitecto Marques da Silva, um dos nomes mais relevantes da arquitetura portuguesa, foi inaugurado em 1925 pela seguradora “A Nacional”.
O exterior de matriz beaux-arts destaca-se pela extraordinária qualidade das peças escultóricas, da autoria de Sousa Caldas. Destacam-se os brasões, florões, cúpulas, balaústres, mas sobretudo pelas 3 magníficas esculturas sobre o frontão: o Génio da Independência, símbolo da instituição, e a ladeá-lo, as duas figuras femininas reclinadas representativas de ‘Seguro e Vida’ e ‘Acidente de Trabalho’, culminando com a torre do relógio, que do topo do torreão, marca as horas da cidade.
O espaço interior revela uma surpreendente modernidade - circula-se através de galerias e pontes, com guardas em ferro forjado, que cruzam espaços com pé direito quádruplo, adornados por autênticas peças de arte, como os vitrais de época.
Os apartamentos têm um invulgar pé direito alto, envolvidos por janelas e bow-windows com uma escala monumental, elementos que emprestam um inigualável valor patrimonial a alguns dos edifícios que coabitam na morada mais importante do Porto.
Com um minucioso e cuidado trabalho de restauro, o atelier Menos é Mais reconverteu o edifício originalmente denominado como “A Nacional” em 18 exclusivos apartamentos (T2+1, T2, T1 e T0) que aliam contemporaneidade e história, cumprindo os mais exigentes padrões de conforto e segurança.
As áreas totais dos apartamentos variam entre os 43,45m² para um T0 e 204,11m² para um T2 duplex. Os preços de comercialização oscilam entre os 525 mil euros (T1+1 no piso 1, com 70,74m² de área privativa) e os 1,495 milhões de euros (T2 duplex no 5º piso com 181,21m² de área privativa e 22m² de área exterior). Seis apartamentos encontravam-se já reservados
Dados genéricos sobre o edifício:
Edifício Aliados 9 - A Nacional - 1925 Arquitecto: Marques da Silva
Projecto de Reabilitação e Conversão em edifício residencial: 2017 Arquitectura: Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes
Promotor: Real Added Value PN - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado, gerido pela Lace Investment Partners.
Localização: Avenida dos Aliados 9 e Rua do Dr Artur de Magalhães Bastos, Porto, Portugal Área bruta de construção: 3.397 m2
Construtor: Edinorte
Conclusão da obra: Setembro de 2023