
iad: uma rede de mediadores imobiliários que cresce
A iad — rede de mediadores independentes que se autodefine como “imobiliária ao domicílio”) e aposta fortemente na web — facturou 4,2 milhões de euros em 2018, mais do que triplicando o resultado do ano anterior, disse hoje o seu director-geral.
Alfredo Allen Valente, que dirige a rede de consultores que trabalham sem agências, afirmou ainda que a rede prevê este ano atingir facturação superior aos oitos milhões de euros.
“O grande aumento de facturação que prevemos para a iad neste exercício fiscal resulta de um conjunto de factores” - disse. “Por um lado, o crescimento que ainda se perspectiva para o mercado português para 2019. Por outro lado, o crescimento orgânico da rede, no que respeita ao número de consultores”, explicou explicar o responsável.
O dirigente da rede, com origem em França e com atividade há três anos em Portugal, acrescentou que para justificar a previsão entra ainda o “aumento da eficiência da actividade do consultor”.
Com 700 consultores em Portugal, a iad Portugal registou nos últimos 12 meses perto de mil transacções, das quais cerca de 26% no distrito de Lisboa e destas mais de metade no concelho da capital.
Em Faro foram registadas cerca de 16% das transacções, em Leiria 9%, no Porto 7% e em Setúbal 7%.
Mais de metade (52%) das vendas correspondem a apartamentos e, a nível de nacionalidade dos compradores, o valor médio envolvendo um cliente português foi de 143 mil euros e do estrangeiro pouco acima dos 230 mil euros.
Na iad, “mais de metade das transacções mediadas em 2018 teve um comprador” internacional, tendo sido os principais investidores os franceses (mais de 20%), seguindo-se os brasileiros, britânicos e norte-americanos.
Globalmente, foram registadas 48 nacionalidades, segundo os dados da rede.
A iad nasceu em França, 2008, e implementou-se em Portugal em 2015 e no passado em Espanha e em Itália, contando com um total de 8.000 consultores.
“Em termos consolidados, o grupo facturou 154 milhões de euros entre Julho 2017 e junho 2018”.
Em Portugal, os consultores estão em 15 dos 18 distritos do continente e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, explicou o responsável, acrescentando o objectivo para este ano de a rede integrar mais 300 consultores.