CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Como saber as mais-valias de um imóvel?

7 de abril de 2019

Para calcular o valor da mais-valia na venda da sua habitação e ainda fazer o cálculo estimativo do impacto dessa venda no IRS, o Doutor Finanças acaba de lançar uma calculadora.

A consultora em finanças pessoais e familiares, criou esta ferramenta que permite calcular o valor das mais-valias (lucro obtido com a venda de um activo) na venda de um imóvel, assim como dar uma estimativa do valor do imposto a pagar no seu IRS caso não faça o reinvestimento na compra de uma nova habitação própria e permanente, ou não esteja isento. Por exemplo, se vendeu uma casa num determinado ano, poderá existir lugar a uma mais-valia nessa venda e terá que fazer o englobamento em sede de IRS, podendo dar lugar ao pagamento de um valor adicional no acerto anual dos impostos.

"O impacto das mais-valias no cálculo da taxa de IRS depende de algumas variáveis como os rendimentos anuais declarados, o valor da mais-valia, mas também das despesas declaradas, entre outros factores que influenciam a taxa que irá incidir sobre o valor apurado de mais valias. São necessários dados como o ano, o mês e valor da aquisição, o valor, ano e mês de venda, bem como as despesas e encargos. Na declaração de IRS devem ainda enumerar-se as despesas com obras, melhorias ou substituição de janelas, encargos com mediação imobiliária, custos de emissão de certificado energético, imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis e despesas com registos e escrituras", explica a consultora.

Após o preenchimento de todos os campos, a Calculadora de Mais-valias apresenta o valor de realização (venda), o coeficiente de actualização monetária, o valor de aquisição actualizado e o valor das mais-valias geradas com a venda do imóvel.

Permite ainda ir mais além, sendo também possível calcular o impacto do valor da mais-valia para o cálculo aproximado a pagar em sede de IRS. Para esse cálculo são necessárias informações como por exemplo, se o imóvel vendido se tratava da habitação própria e permanente, dados sobre a forma como pretende fazer o reinvestimento do valor recebido com a venda (valor a amortizar ao empréstimo do imóvel alienado e valor a investir na nova habitação própria permanente), assim como informação sobre o valor do rendimento colectável para o IRS, entre outros. 

“O processo de venda de um imóvel é complexo e burocraticamente intenso tendo em conta todas as documentações e formalidades necessárias. Com a nossa Calculadora de Mais-Valias de imóveis pretendemos facilitar as contas e disponibilizar uma ferramenta que permita calcular a mais-valia associada à venda de um imóvel, assim como o valor aproximado do imposto que será cobrado sobre essa comercialização”, salienta Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.