


ViaCatarina Shopping transformado numa "Fábrica de Sonhos"
Da autoria do Arquiteto Tomé Capa, vencedor da 4ª edição do Concurso de Arte Pública VIArtes, a "Fábrica de Sonhos" – assim se denomina esta instalação, promete surpreender, pelo seu conceito artístico e emocional, todos os transeuntes que passem pela Rua de Santa Catarina, assim como os visitantes do ViaCatarina Shopping que se localiza na baixa da cidade do Porto.
Tomé Capa, propôs-se a fazer uma instalação que se destacasse não só pela exuberância visual e pela componente interactiva, mas também pela atmosfera e pela narrativa que pudesse criar no contexto em que se insere. O desenho assenta numa representação autêntica do seu conceito - uma fábrica - que, através da sua interacção subjectiva com o público, “produz sonhos”. A instalação encontra-se fixa na fachada do ViaCatarina Shopping, através de uma estrutura metálica, que é parte do conceito do projecto e que, em conjunto com outros materiais, dão a ilusão de um ambiente industrial, onde foram utilizadas também luzes e letras ao estilo burlesco e circense.
“A Fábrica de Sonhos é o lugar onde são produzidos os mais intrínsecos desejos de cada um de nós. À imagem dos grandes castelos dos contos de fadas, das coloridas indústrias das histórias de ficção, das feiras e festas populares, dos circos e cabarets, a fachada do ViaCatarina Shopping, é agora um portal de alegrias e fantasias", explica Tomé Capa.
Quanto ao conceito criativo do projecto, Tomé Capa salienta que "queria criar algo que destacasse a fachada do Centro e que fizesse as pessoas, parar, admirar e entrar, no fundo, que interagisse com as suas sensações e imaginação. A minha principal preocupação considerada para a criação da instalação foi o contexto onde esta se implanta: é um shopping – o local onde se reúnem várias lojas que podem por sua vez completar os desejos das pessoas. A ideia é criar uma narrativa e uma atmosfera de fantasia sobre este simples facto. Transformei um shopping numa fábrica de sonhos".
O ViaCatarina Shopping lançou, em Fevereiro, o desafio a todos os jovens Artistas Plásticos e/ou Digitais, Designers e Arquitectos portugueses e estrangeiros para que desenvolvessem uma solução criativa e inovadora, ao nível da intervenção artística, que demarcasse a presença do Centro nesta Rua, tão conhecida, na cidade do Porto e que acrescentasse, ao mesmo tempo, valor estético à sua fachada e interagisse com o público. A 4ª edição do Concurso VIArtes recebeu, assim, o maior número de candidaturas desde a sua 1ª edição (2014): um total de 37 participações, sendo 2 delas internacionais, dado que, pela primeira vez o Concurso foi alargado à participação de artistas estrangeiros.
"À semelhança das edições anteriores do Concurso VIArtes pretendeu-se, este ano, encontrar soluções inovadoras que contribuíssem para um maior reflexo da presença do Centro na Rua de Santa Catarina, alargando a participação também a artistas internacionais. A proposta vencedora desta edição traz um valor estético à fachada do ViaCatarina Shopping muito interessante, totalmente disruptivo, que consegue reunir o melhor de duas áreas, Arte e Arquitectura", revela Tomás Furtado, director do ViaCatarina Shopping.