


Universidade de Lisboa coloca à venda Palácio por 6,5 M€
A Universidade de Lisboa colocou à venda o Palácio das Açafatas da Rainha, também conhecido por Palácio Centeno, na Alameda de Santo António dos Capuchos, no Campo de Santana, em Lisboa.A venda está sujeita à melhor oferta, sendo o preço base de 6,5 milhões de euros.
O anúncio de venda foi publicado na edição de ontem do Diário da República. Cerca de 10% do preço do imóvel terá que ser pago no momento de celebração do contrato de promessa de compra e venda, a título de sinal e princípio de pagamento. A restante quantia terá que ser paga no acto da escritura pública, conforme o estabelece o caderno de encargos.
Opalácioconstruídofinais séc. XVII/inícios séc. XVIIIpor ordem deD. Catarina de Bragançadestinava-se a acomodar as suasserviçais de quarto, denominadas à época poraçafatas.O rico empresário Alberto Centeno viria a adquiri-lo no séc. XIX,altura em que o imóvel sofreu uma profundaremodelação ,sob projecto doarquitectoitalianoNicola Bigagliaque aqui se radicou.
O palácio possui três pisos e tem uma área de terreno de 1250 m2. As candidaturas e propostas devem dar entrada até às 12h do dia 29 de Junho de 2018.
A venda insere-se na política actualmente seguida pela Reitoria da Universidade de Lisboa de vender algum património histórico para realizar meios financeiros que lhe permitam investir em realizações mais condizentes com as necessidades da academia, de que são exemplo as residências para estudantes e a reabilitação do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações.