


Turismo continua a crescer...
As dormidas em alojamentos turísticos em Portugal registaram um crescimento de 11,2%. Na cidade de Lisboa, o RevPar (Revenue per Available Room, ou Receita por Quarto Disponível) atinge um novo recorde no primeiro semestre, de 62,8€, principalmente através do aumento do preço médio.
O primeiro semestre do ano foi marcado pelo aumento de 2,3 milhões de dormidas em Portugal. O maior crescimento, neste indicador, foi registado nos Açores, cujos resultados foram 29,3% superiores aos do ano passado, enquanto o Algarve continua a ser líder no número de dormidas com 7,4 milhões apenas no primeiro semestre.
As informações constam do mais recente estudo elaborado pela consultora CBRE denominado “Perspectiva Imobiliária”.
De onde vêm os turistas...?
Os turistas que mais procuram Portugal vêm do Reino Unido, com uma quota de 24,2%, apesar de nos primeiros seis meses de 2016 ter aumentado o peso dos turistas provenientes de França e Estados Unidos da América, com subidas de quotas de 18,7% e 20,9%, respectivamente, face ao primeiro semestre de 2015. Em Lisboa, o mercado externo francês tem mantido um ritmo de crescimento sustentado de 13,7%, sendo já o mercado com maior influência na capital.
Lisboa aumentou o número de dormidas 5,8%, nos primeiros quatro meses do ano, quando comparado com o período homólogo de 2015. Se o ritmo de dormidas for mantido durante todo o ano de 2016, a CBRE prevê que Lisboa ultrapassará o recorde de dormidas na cidade.
Segundo o estudo da CBRE, durante o 1º semestre de 2016 foram inauguradas, em Lisboa, seis novas unidades hoteleiras, que representam 285 quartos adicionais. Está ainda prevista a abertura de mais oito até ao final do ano, que serão predominantemente constituídas por hotéis de pequena e média dimensão.