CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Suecos descobrem Portugal: Compra de imobiliário dispara

6 de março de 2017

A quantidade de suecos em Portugal quase triplicou entre 2011 e 2014, para 3500 residentes, de acordo com um estudo elaborado pela Swedes Worldwide. Contudo, segundo o SCB - Instituto Nacional de Estatística da Suécia, actualmente o número real é provavelmente maior.

Em notícia avançada pelo jornal Business Insider Nordic, a Península Ibérica tornou-se o destino preferido dos suecos, sobretudo depois da recessão do mercado imobiliário espanhol em 2008. A publicação revela que Espanha, com quase 100 mil residentes permanentes da Suécia, tem sido o resort de inverno natural para famílias e reformados. Durante 2016, verificaram-se 3.607 compras de imóveis por parte de suecos, um aumento de 30% em relação ao ano anterior, de acordo com informação avançada pelo jornal sueco Dagens Industri.

Depois da descoberta da Espanha, é a vez de Portugal chamar a atenção dos suecos, sobretudo com a lei portuguesa a facilitar a nível fiscal quem queira viver em Portugal. Uma situação que levou recentemente a ministra das Finanças da Suécia, Magdalena Andersson, a se pronunciar contra este sistema de incentivos aos cidadãos suecos. "As pessoas devem pagar impostos em Portugal ou na Suécia, é inaceitável que o sistema português não cobre impostos", revelou a ministra sueca à estação de televisão SVT.

Apesar disso, os suecos vão continuar a olhar para o mercado imobiliário português e a ponderar viver em Portugal depois da reforma. O clima, a curta distância do país de origem, a segurança e a qualidade de vida  sobretudo devido ao baixo custo para os suecos, são atractivos suficientes para investirem no nosso país.