Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Super Bock Arena pronto no final do 1.º semestre de 2019

 

Super Bock Arena pronto no final do 1.º semestre de 2019

19 de janeiro de 2019

Após anos de degradação, o projecto de reabilitação do Pavilhão Rosa Mota vai permitir ao Porto acolher eventos de grandes dimensões.

A cidade do Porto passa a contar a partir deste ano com um espaço dotado das mais modernas tecnologias, para acolher eventos culturais, desportivos e empresariais de grandes dimensões. O projecto Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota vai dar uma nova vida ao antigo pavilhão dos desportos – que se encontrava, antes do início da intervenção, num adiantado estado de deterioração –, respeitando a arquitectura exterior e emblemática do edifício.

As obras do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, que começaram no final de 2017, estarão concluídas até ao final do primeiro semestre de 2019. O projecto implicou um investimento de oito milhões de euros por parte do consórcio constituído pelas empresas Lucios e PEV Entertainment – que venceu o concurso público internacional lançado pela Câmara Municipal do Porto, em 2014. O novo Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota terá capacidade para acolher até oito mil pessoas.

Dos anos 50 ao novo fôlego em 2019

O pavilhão situado nos Jardins do Palácio de Cristal, tal como o conhecemos hoje, foi construído no início dos anos 50 do século XX, após demolição do edifício original. Em 1952, ainda com a abóbada incompleta, e já com o nome de Pavilhão dos Desportos, acolheu o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins. Em 1991, em homenagem aos feitos alcançados pela atleta portuense Rosa Mota, alterou o seu nome para Pavilhão Rosa Mota.

Em Setembro de 2014, a Câmara Municipal do Porto anunciou a abertura de um concurso público internacional para reabilitar e explorar o Pavilhão Rosa Mota. Dois anos depois foi aprovada a entrega da reabilitação e gestão do Pavilhão Rosa Mota ao consórcio "Porto 100% Porto" por um período de 20 anos, mantendo-se os Jardins do Palácio de Cristal e restantes equipamentos sob a alçada do município.