CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Sport Algés e Dafundo investe 15,5 M€ para renovar instalações

8 de janeiro de 2019

O centenário Sport Algés e Dafundo investe 15,5 milhões de euros num projecto que inclui a renovação e aumento das piscinas e ginásio, novas salas para a prática desportiva e a construção de um parque de estacionamento para 150 viaturas e de um centro de estágios com 88 quartos.

O projecto de renovação integra uma intervenção numa área total de 3.605 m2 e o arranque dos trabalhos estás previsto para o terceiro trimestre de 2019. 

Para Rui Costa Santos, presidente do Sport Algés e Dafundo, a intervenção, que tem um prazo estimado de dois anos, pretende resolver um conjunto de problemas com que o clube se tem vindo a deparar e que condicionam a prática desportiva e as ambições do Clube e dos seus atletas”.

O responsável adiantou ainda que “entre outros factores, estes constrangimentos devem-se ao envelhecimento das instalações para a prática desportiva regular, às desadequadas condições para o desenvolvimento do desporto de alta competição, às deficientes condições de utilização das instalações por pessoas com mobilidade condicionada e ao facto de o parqueamento automóvel em Algés estar saturado”, acrescentou.

Todos os espaços existentes para o desporto serão ampliados e melhorados, tanto ao nível da prática desportiva como dos serviços de apoio que os mesmos dispõem actualmente.

Um novo edifício vai surgir

Um novo edifício vai nascer virado para a Av. dos Combatentes da Grande Guerra, caracterizado pelas entradas do clube, centro de estádios e parque de estacionamento ao nível do piso térreo e pelos quatro pisos de quartos do centro de estágios.

Esta nova construção será constituída por dois pisos abaixo da cota da entrada principal do edifício e seis pisos acima da mesma, totalizando 12.359,75 m2 de Área Total de Construção acima da cota da soleira. Prevê ainda a reabilitação e reformulação do Pavilhão de Basquetebol e Salas contíguas, como a de Ginástica Rítmica, com a colocação de nova cobertura.

O projecto prevê ainda uma forte componente de energias renováveis, com recurso às soluções de energia solar térmica e solar fotovoltaica, assim como a instalação de equipamentos de alta eficiência energética.

A reformulação das piscinas prevê a criação de um novo tanque de aprendizagem, o aumento da piscina até aos 50 metros e a criação de um tanque recreativo e terapêutico com equipamentos para reabilitação, manutenção e tratamento físico, com um reposicionamento dos balneários que ficarão alinhados com os cais das piscinas.

Um novo Centro de Estágios

Nesta intervenção, o Sport Algés e Dafundo, fundado em 19 de Julho de 1915 e titular do estatuto de utilidade pública desde 9 de Novembro de 1931, vai ainda integrar um Centro de Estágios com 88 quartos que poderá funcionar de forma autónoma, proporcionando ao Clube um novo activo económico e uma mais-valia para a captação de iniciativas de formação na área desportiva e um recurso para apoiar o intercâmbio de atletas e clubes nacionais e internacionais.

Naquela que é a cobertura do actual cinema, o projecto prevê a criação de um novo Ginásio com balneários independentes ligado ao actual ginásio de musculação, o que permitirá alargar o âmbito das vertentes desportivas.

O projecto contempla ainda uma solução para o estacionamento automóvel com a criação de um parque automóvel subterrâneo para 150 viaturas com acesso pela Av. dos Combatentes da Grande Guerra, tendo o risco de cheias e inundações daquela área sensível sido acautelado de raiz com as medidas técnicas adequadas.

PUB
PUB
PUB
Habitação
Senhorios com rendas antigas esperam mais de sete meses por compensação - alerta Provedoria de Justiça
22 de abril de 2025