CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Sintra vai acolher a nova Escola Universitária do ISCTE especializada em tecnologias digitais

10 de maio de 2021

A Câmara Municipal de Sintra - o 2.º mais populoso concelho de Portugal - fez uma parceria com o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, tendo por objecto a instalação em Sintra, de uma Escola Universitária do ISCTE, especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas.

A Câmara de Sintra cede um terreno para o ISCTE instalar a primeira instituição universitária a norte da Área Metropolitana de Lisboa. O ISCTE -Sintra será uma Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas e começará por oferecer, à maior concentração de jovens do país, 10 cursos que combinam ciências digitais com arte, património, tecnologias educativas, gestão, indústria, serviços e cibersegurança. Estima-se que deverá entrar em funcionamento no ano lectivo 2026/2027.

Segundo informação da autarquia presidida por Basílio Horta (PS), “a concretização de uma escola universitária especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas irá colmatar uma falha na oferta curricular de nível superior: os cursos dirigidos às novas procuras no âmbito do digital. Esta será a primeira escola do país especializada neste setor, que prevê ter em 2026, 2.500 a 3.000 estudantes”.

Basílio Horta, que a parceria com o ISCTE “é um passo importantíssimo na modernização do concelho, é uma resposta muito importante para tantos jovens que não tinham oportunidade de ter esta formação e que passam a ter, no concelho mais jovem do país.”

Para Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do ISCTE, a localização do novo polo do ISCTE em Sintra irá aumentar as oportunidades de formação e de carreira profissional dos jovens do concelho e dos municípios circundantes. “Através de uma Escola especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas haverá uma aproximação entre o ensino, a actividade económica e o tecido social da região”, afirmou a reitora.