


Setúbal: autarquia vai gerir EcoParque do Outão e Praia da Gávea
A Câmara Municipal aprovou ontem, em reunião pública, a celebração de um protocolo com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra para a gestão e exploração da área do EcoParque do Outão, incluindo a Praia da Gávea.
O protocolo de colaboração, com a duração de vinte anos, prorrogável por sucessivos períodos de dez, tem como objectivo regular a gestão e exploração do EcoParque do Outão, incluindo a Praia da Gávea e a zona adjacente de apoio, o que corresponde a uma área total de 45 mil metros quadrados.
Através da parceria, as duas partes estabelecem formas de cooperação que procuram “promover uma mais eficiente e eficaz gestão do EcoParque do Outão, tornando-o um instrumento dinamizador do crescimento económico, turístico e ambiental da região”.
O protocolo irá permitir à edilidade de Setúbal avançar para a recuperação e valorização daquela zona integrada no Parque Natural da Arrábida, “compatibilizando-a com os diferentes usos e as actividades específicas da zona costeira, numa potencialização da utilização dos recursos próprios e no fomento de medidas que atenuem a sazonalidade da procura turística” - diz a autarquia em comunicado.
A celebração deste protocolo permite à Câmara Municipal de Setúbal dar continuidade aos investimentos qualificadores que tem vindo a assegurar, em particular na frente ribeirinha, com a reabilitação da Praia da Saúde e a construção do Parque Urbano de Albarquel, mas também na Praia da Albarquel, na Comenda e na Praia da Figueirinha.