CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Sentimento Económico em “convalescença” em Portugal e na Europa

28 de maio de 2020

Em Maio, o sentimento económico na Zona Euro e na União Europeia (UE) mostra os primeiros sinais de recuperação das consequências económicas da crise da covid-19, depois de dois meses de quebras recorde, segundo a Comissão Europeia.

Segundo dados hoje divulgados pela Direcção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, o sentimento económico avançou quer na zona euro (2,6 pontos para os 67,5), quer na UE (2,9 pontos, para os 66,7).

Em Portugal, no mesmo período, “o indicador de confiança dos consumidores recuperou parcialmente, registando o maior aumento da série, após ter apresentado em Abril a maior redução face ao mês anterior e o valor mínimo desde Maio de 2013. O indicador de clima económico apresentou um ligeiro aumento em Maio após ter atingido o valor mínimo da série no mês anterior”, apontam os “Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores” do INE.

No mês em análise, os indicadores de confiança aumentaram “de forma moderada” na construção e obras públicas e no comércio e diminuíram novamente na indústria transformadora e nos serviços, “prolongando as quedas abruptas registadas em Abril e atingindo novos mínimos”.

Já nos serviços, o INE destaca as secções de alojamento, restauração e similares e de actividades artísticas, de espectáculo, desportivas e recreativas, que apresentaram os valores mais baixos dos respectivos indicadores de confiança

Lusa/DI