
Robótica, RA e BIM: Os novos desafios da construção metálica
Robótica, Realidade Aumentada e o BIM, são os novos desafios que se colocam na construção metálica e que estarão em debate amanhã no Auditório Principal do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.
O sector da construção metálica, tem vindo ao longo dos últimos anos a afirmar-se mundialmente, e para essa afirmação contribuiu, o crescimento do volume das exportações registado nos últimos anos, sendo que as exportações do sector representam 2,19% das exportações nacional, reforçado pelo modo como o sector se apresenta lá fora, com produtos de qualidade e excelência. Mas, para as empresas nacionais continuarem a garantir estes níveis de qualidade têm de continuar a investir em inovação e no desenvolvimento de novos produtos.
Luís Simões da Silva, professor e presidente da CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, adianta que a "utilização de materiais e soluções inovadoras, a promoção da metodologia BIM ou mesmo a importância da galvanização na construção metálica são temáticas que necessitam de ser debatidas e analisadas para fazer frente às mudanças de paradigma, quer na elaboração de projectos, quer no tipo de materiais utilizados".
A utilização de soluções estruturais em aço tubular apresenta-se como uma das inovações neste sector, sendo uma solução versátil, leve, resistente e com facilidade de manutenção. Mais ecológicos e com uma estética mais atractiva, moderna e arrojada, os tubos estruturais têm vindo a apresentar-se como uma alternativa aos restantes perfis metálicos e tem vindo cada vez mais a ser utilizado em Estádios de Futebol, Aeroportos, Pavilhões Desportivos ou mesmo Plataformas Petrolíferas.
No encontro da CMM - Associação Portuguesa da Construção Metálica e Mista, vão ainda ser analisadas as vantagens do recurso à metodologia BIM (Building Integrated Management) para o desenvolvimento de projectos em estruturas de aço, tanto na fase de planeamento como no fabrico, transporte e montagem e a utilização de Robôs, que permitem o aumento da produtividade e da qualidade libertando o homem dos riscos inerentes ao processo.
"A evolução tecnológica dos últimos anos possibilita hoje a utilização de robôs no processo de soldadura, a projecção e visualização de um projecto em 3D ou mesmo o envio do projecto para o cliente recorrendo a diversos meios tecnológicos. O mesmo acontece com a tecnologia BIM que se apresenta hoje como uma solução interessante devido ao aumento da precisão através da diminuição do tempo e dos materiais a utilizar", conclui o responsável.