Retoma da actividade do sector terciário aumenta em 7,1% o consumo de energia eléctrica
A retoma da actividade do sector terciário, nomeadamente no que respeita à restauração, comércio e turismo, poderá estar na base do aumento de 7,1% do consumo de energia eléctrica no sector dos serviços no mês de Agosto.
De acordo com a ADENE - Agência para a Energia, por outro lado, a diminuição de 3,9% do consumo de electricidade no sector doméstico poderá dever-se em boa parte à ausência das famílias das suas residências para gozo de férias, algo que no ano anterior ainda era muito restrito devido às medidas que então vigoravam no combate à pandemia.
O consumo de energia eléctrica na indústria reduziu cerca de 2,4% face ao mês homólogo e aumentou nos transportes 3,3%.
O consumo de gás natural (excluindo o consumo nas centrais termoeléctricas dedicadas e refinarias) diminuiu 1,1% face ao mês homólogo. No mesmo período, o consumo de gás natural no sector dos serviços aumentou cerca de 4,0% enquanto no sector da indústria e no sector doméstico o consumo desceu cerca de 1,5% e 4,3% respectivamente.
As causas que levaram ao aumento do consumo de gás natural no sector dos serviços e à quebra no setor doméstico face a agosto de 2020, poderão ser explicadas pelo exposto na electricidade.
Também o consumo do gasóleo rodoviário, em Agosto, diminuiu cerca de 1,6% em relação ao mês homólogo, enquanto a gasolina aumentou 5,2%.
O consumo de jet fuel no sector da aviação mantém a recuperação dos meses anteriores, apresentando um aumento de 68,2%, face a 2020.
Destaca-se também neste mês, o aumento do consumo do gasóleo agrícola em aproximadamente de 10% face a 2020.