




Retalho em 2017: dois novos centros comerciais e 3 renovações
Dois novos centros comerciais e a renovação esperada de três outros é a expectativa em termos de Retalho para 2017 em Portugal.
Segundo as consultoras Worx, JLL e Cushman e Wakefield o ano de 2016 foi marcado pela inauguração do Centro Comercial Nova Aracada, em Braga, e de três ‘retail park’, que adicionaram cerca de 115 mil metros quadrados (m2) de nova oferta.
Porém, o dinamismo fez-se sentir particularmente nas rendas, que atingiram, segundo a JLL, o ponto máximo alguma vez registado (100 euros/m²/mês).
Mas foi o comércio de rua que se revelou como o segmento mais dinâmico, impulsionado pelo crescimento no turismo e mudança de hábitos de consumo. As zonas históricas e centrais em Lisboa e no Porto, foram as mais atractivas para as novas aberturas, começando a desenhar-se a tendência de se consolidarem zonas específicas segundo o tipo de lojas e de ‘target’, a exemplo do que acontece nas principais cidades europeias.
Mar Shopping Algarve, a grande abertura para 2017
Este ano, o dinamismo deverá continuar, estando em construção 100 mil m2 de novos centros comerciais, com as aberturas previstas do Mar Shopping Algarve (83 mil m2 de área bruta locavel - ABL), em Loulé, e do Évora Shopping (16.400m2).
Marta Esteves Costa, da Cushman & Wakefield, indicou que a inauguração do Mar Shopping Algarve, do Grupo Ikea - que detém já o MarShopping, em Matosinhos -, deverá ocorrer de forma faseada, enquanto o espaço no Alentejo é detido pela Ares Capital, grupo americano, que foi adquirido em 2016 ao Novo Banco e deverá abrir no 3.º trimestre deste ano.
Quanto a expansões, os trabalhos no Oeiras Parque (Mundicenter) poderão avançar entre 2018 ou 2019, segundo a mesma fonte.
À Lusa, a Sonae Sierra enumerou os planos para este ano. referindo que as renovações incluem o Vasco da Gama (Parque das Nações, Lisboa), onde os trabalhos incidem fundamentalmente no interior e esplanadas exteriores, num investimento de 12 milhões de euros, e o CascaiShopping, com intervenções no parque de estacionamento e zona de restauração, num valor de 14 milhões de euros.
Fonte oficial da empresa acrescentou que no NorteShopping (Matosinhos) ainda não foi iniciada a expansão, que irá ampliar o local em mais 15.000 m2 de área bruta locável, melhorar as acessibilidades e aumentar o estacionamento em mais 850 lugares, num investimento de 60 milhões de euros. A conclusão está prevista para 2018.
Por divulgar estão os pormenores da expansão do centro Colombo, conhecendo-se por enquanto que o novo edifício de escritórios somará 30 mil metros quadrados.