
Réplica acompanha boom imobiliário no Porto e fecha 2019 com volume de facturação de 2.5 M€
É uma empresa que nasceu há 30 anos na cidade do Porto pela mão de Manuel Carlos da Cruz Carvalho, a Réplica, Real Estate, é uma referência na mediação imobiliária a Norte do país.
Fechou o ano com 371 transações, num volume de facturação de 2.5 milhões de euros e o seu foco desde o inicio de actividade é a comercialização de empreendimentos de raiz. Mas não só, manteve sempre como foco o desenvolvimento da rede através do aumento das agências e da expansão territorial, a formação profissional dos colaboradores e o posicionamento de destaque no mercado dos imóveis avulsos.
“Estes objetivos foram atingidos, ou seja, a Réplica foi a empresa que comercializou os empreendimentos de referência desenvolvidos, durante e até ao início deste século, no Porto e grande Porto, assim como outros dispersos por outros distritos a Norte e a Sul”, revela Manuel Carlos da Cruz Carvalho.
O responsável adianta ainda que a evolução das vendas na Réplica nos últimos anos foi significativa, superior a 25% ano, embora essa evolução fosse menos significativa no ano de 2019, pelo facto da maioria do lançamento dos n/ empreendimentos, por razões de licenciamento, terem sido adiados para o início de 2020, sendo previsível um aumento relevante das vendas e receitas para este ano.
Numa altura em que o Porto e a região Norte do país está com um grande dinamismo do mercado imobiliário, as expectativas da Réplica para o futuro são optimistas. “Face à actual realidade do mercado imobiliário, o número descomunal de players, o elevado nível de competitividade existente, e a constatação da chegada de novos promotores imobiliários com relevância para as muitas empresas estrangeiras, a Réplica ajustou a sua estratégia.
Sendo uma empresa de mediação imobiliária de serviços completos, desde logo, não poderia deixar de se reforçar com colaboradores cujas competências profissionais complementassem os serviços de uma empresa de mediação imobiliária, por forma a manter elevados os níveis de eficiência, conhecimento e profissionalismo”, explica o fundador da empresa.
Investimento imobiliário continuará a ser uma opção preferencial
Manuel Carlos da Cruz Carvalho assegura que o investimento imobiliário continuará a ser uma opção preferencial e, mantendo-se o actual baixo nível das taxas de juro, a compra de imobiliário será sempre, também, uma opção válida face aos preços e escassa oferta de imoveis disponíveis para o arrendamento.
“Assim, o mercado residencial tem sido aquele de maior dinâmica, por um lado, empurrado pelo crescente turismo com efeito direto no investimento com o objectivo de arrendamento local. No entanto, em alternativa, mas em menor número, o arrendamento tradicional de médio e longo prazo tem vindo a crescer, embora, predominantemente associado a tipologias pequenas e com uma quota da oferta dirigida aos estudantes.
O mercado estrangeiro avulso, como comprador, tem-se revelado dinâmico, mantendo à cabeça os brasileiros seguidos dos franceses, entre outros. Na óptica do investimento institucional, observamos o interesse e o desenvolvimento de um número crescente de investidores internacionais, alinhados para o desenvolvimento de grandes projectos imobiliários de segmentos diversos - habitação, serviços, turismo e comércio”, refere.
Neste momento a Réplica tem vários empreendimentos em comercialização:
Antas Build – Antas Porto, 98 apartamentos 7 comércios: Promotor: Tecnibuild
Ramalde Residence – Ramalde Porto, 49 apartamentos. Promotor: Grupo Omega
Porto 498 – Pinto Bessa Campanhã, 30 apartamentos. Promotor: S. Pintos
Bom Sucesso – Boavista, 30 apartamentos. Promotor: Baliz
Saldanha Palace – Foz do Douro 11 apartamentos. Promotor: Socigom
Ferreirinha – Foz do Douro, 22 apartamentos. Promotor: Grupo Omega.
Austrálias – Matosinhos, 30 apartamentos. Promotor: Imopartner
Nova Rio – Hospital S. João – 15 apartamentos. Prmotor: Grupo Omega