Reabilitar com criatividade é possível!
Reabilitar não se resume apenas ao edifício, um apartamento dos anos 80 do século XX, pode ser alvo de uma criativa transformação, como este projecto do arquitecto Miguel Marcelino.
Segundo o arquitecto, este apartamento, situado em Telheiras, na capital portuguesa, "apresenta problemas que são exemplares da debilidade arquitectónica da maioria da habitação portuguesa corrente da segunda metade do séc. XX: pé-direito reduzido em toda a casa, espaços subdivididos, cozinhas estreitas e compridas, corredores sinuosos e inúmeras saliências de pilares e vigas que denunciam um conflito não resolvido entre estrutura e arquitectura".
A intervenção realizada por Miguel Marcelino, procurou matizar o habitual seccionamento entre cozinha, hall, corredores e sala de estar, criando um espaço fluído com grandes campos visuais e uma maior riqueza nas possibilidades de apropriação dos espaços. "Os quartos mantêm um carácter privado e as instalações sanitárias são redesenhadas de modo a quebrar o sentimento de claustrofobia que apresentavam. Os elementos estruturais salientes de vigas e pilares vêm o seu betão re-exposto, sem vergonha, onde juntamente com os novos elementos de madeira, dão um decisivo contributo para o novo ambiente que o apartamento ganha, reacendendo as qualidades e prazer de viver num apartamento, numa cidade", refere o arquitecto.
Ficha Técnica:
Apartamento: Telheiras, Lisboa
2015 (projecto)
2015-2016 (construção)
Arquitectura: Miguel Marcelino
Colaboradores: Débora Martins
Empreiteiro Geral: Vassalo & Sousa
Área de Construção: 115 m2
Copyright desenhos e fotografias:
© Arquivo Miguel Marcelino