Novas tecnologias para a reabilitação dos edifícios
Docentes de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria editam livro sobre novas tecnologias para a reabilitação do património edificado, a publicação mostra diferentes técnicas para avaliação, preservação e monitorização de edifícios.
Luísa Gonçalves, Hugo Rodrigues e Florindo Gaspar são os editores e coautores do livro “Nondestructive Techniques for the Assessment and Preservation of Historic Structures”, publicado pela CRC Press da Taylor & Francis Group. Com 16 capítulos, a nova publicação aborda a utilização das mais diferentes técnicas não destrutivas na avaliação, preservação e monitorização de construções históricas, como o laserscanning, deteção remota, fotogrametria, termografia, tomografia, entre outras.
A oportunidade da edição do livro surge após um conjunto de eventos científicos de divulgação dos trabalhos de investigação aplicada, realizados por vários docentes do departamento de Engenharia Civil da ESTG/IPLeiria, com estudantes do mestrado de Engenharia Civil – Construções Civis, no âmbito dos protocolos estabelecidos entre o Politécnico de Leiria e a Câmara Municipal de Leiria (julho de 2014) e o Mosteiro da Batalha (outubro de 2015). Estes protocolos visam promover a salvaguarda e valorização do património no Centro Histórico de Leiria e do Mosteiro da Batalha.
Luísa Gonçalves, docente da ESTG/IPLeiria e editora da nova publicação, revela que a ideia surgiu "para divulgação dos trabalhos de investigação realizados através de um livro, e alargar o âmbito da publicação com o contributo de outros autores, que colaboraram com os editores em projetos internacionais, como os parceiros do projecto “Rethinke” e do “National Archaelogical Museum de Atenas”, e investigadores membros da COST Action TU 1208 (Civil Engineering Applications of Ground Penetrating Radar)".
“Nondestructive Techniques for the Assessment and Preservation of Historic Structures” apresenta ainda vários casos de estudo europeus, de países como Portugal, Itália, Grécia, Bielorrússia e Espanha, bem como explicações teóricas sobre cada um dos métodos e tecnologias utilizados. Aos três editores e coautores do livro, juntam-se mais de 30 autores nacionais e internacionais. A nova publicação destina-se a estudantes, engenheiros, arquitectos e a outros profissionais interessados na temática da reabilitação do património edificado.