CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Edifício histórico reabre em Ponte da Barca após obras de reabilitação

11 de novembro de 2021

A Casa de Santo António do Buraquinho, construída em 1763, em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vai reabrir ao público no dia 07 de Dezembro como espaço de história, artes, cultura e literatura, após uma requalificação de quase 700 mil euros.

Em declarações hoje à Lusa, o presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho (PSD), adiantou que “a abertura do espaço, no dia 07 de Dezembro, totalmente renovado e equipado, irá prestar ao público um serviço de qualidade e proximidade que era há muito almejado no município”.

“A Casa de Santo António do Buraquinho é um edifício do município predestinado para tudo o que envolva a história, as artes, a cultura e a literatura”, destacou o autarca de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo.

Augusto Marinho adiantou que “o edifício foi objecto de uma intervenção profunda ao nível da construção civil e outras especialidades que o dotaram das melhores e mais recentes tecnologias e equipamentos de apoio às actividades que irá acolher”.

O “auditório municipal, com capacidade para 101 pessoas, está equipado com palco, camarim e cinema”.

As “salas de exposições permitem a realização de mostras de escultura, pintura, etnografia, sendo que a sala mais pequena permite a realização de ‘workshops’ e formação”.

O edifício foi ainda dotado de café/bar, para apoio a todas valências, sendo que no piso térreo está instalado o arquivo municipal.

O imóvel, situado em pelo centro histórico de Ponte da Barca, foi adquirido pela Câmara Municipal em 1979 e em meados dos anos 80 foi intervencionado com projecto da autoria do arquitecto José Lamas.

A intervenção agora concluída foi anunciada em Março de 2017 pelo anterior executivo de Ponte da Barca, de maioria socialista, no âmbito de um investimento global de dois milhões de euros em regeneração urbana.

Lusa/DI