CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Reabilitação do rio Jamor e suas margens vai arrancar

5 de abril de 2019

O lançamento da primeira pedra da 1ª fase do EVA – Eixo Verde e Azul em Oeiras, decorre amanhã, uma intervenção que abrange uma área de 3 Km e terá um custo de cerca de 1.2 milhões de euros.

Esta primeira fase caracteriza-se pela reabilitação do rio Jamor e suas margens, desde o Santuário de Nossa Senhora da Rocha, em Carnaxide, até à praia da Cruz Quebrada, permitindo a ligação deste percurso com o passeio marítimo de Oeiras. Esta obra, adjudicada à empresa UniKonstrói, será realizada num prazo de 210 dias.

O Eixo Verde e Azul vai facilitar o acesso das populações à fruição da Natureza e do património, através da criação de espaços verdes e da implementação de um circuito de mobilidade suave ao longo de três concelhos: Amadora, Oeiras e Sintra.

Em 2016 surgiu a oportunidade de construir, em articulação com outros municípios, um grande espaço contínuo percorrível (também por pessoas com mobilidade condicionada), estruturado ao longo de uma linha de água prolongando-se desde a sua nascente até à foz. Os municípios de Sintra, Oeiras e Amadora e a Parques de Sintra - Monte da Lua assinaram então um protocolo para a criação do EVA – Eixo Verde e Azul, que visa requalificar o sistema o rio Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz, de forma a valorizar ambiental, social e economicamente toda uma maior região.

Em Oeiras vão ser intervencionados um total de 7,4 quilómetros e o investimento ascende aos 3,1 milhões de euros.