Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Quarteira vai ter um novo cais no Porto de Pesca

 

Quarteira vai ter um novo cais no Porto de Pesca

19 de setembro de 2019

Num investimento de 60 mil euros, a Docapesca abriu um concurso para elaboração do projecto de execução para a construção de novo cais de acostagem e estacionamento no porto de pesca da Quarteira. 

Em comunicado, a Docapesca explica que o futuro cais será implantado no local onde existiu um cais flutuante (nº 6) destinado às embarcações de pesca do cerco e que foi retirado por questões de segurança.

Este cais será dimensionado para a acostagem de embarcações de maior porte (entre 20 e 25 metros de comprimento), terá 90 metros de comprimento e oito metros de largura mínima e será implantado no canto nordeste da bacia portuária, confinando com o cais de descarga existente.

Para a solução a desenvolver, a Docapesca teve em consideração os contributos da Quarpesca e da Junta de Freguesia de Quarteira, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Loulé.

O Porto de Pesca de Quarteira

O porto de pesca de Quarteira foi construído entre 1998 e 1999, situando-se a este da marina de Vilamoura e a oeste do campo de esporões de Quarteira. Dispõe de um cais de descarga de pescado, adjacente ao edifício da lota (extremo sul), com 70 metros de zona  acostável,  e  de  cinco  pontões  flutuantes com capacidade para  estacionamento  de, aproximadamente,  205 embarcações. Fixado a  este  cais  existe  ainda  um  cais  flutuante  para  apoio  à descarga de pescado de pequenas embarcações.

A importância  socioeconómica  do  porto  de  Quarteira  é  significativa  a  nível  local  e  regional. Em 2018  foi  registada  em  lota  a  venda  de  2.660 toneladas  de  pescado (+22,2% face a 2017)  no  valor  de 7,1 milhões de euros (+9,9%). O preço médio total foi de  2,66 euros/kg.