Procura por terrenos cresceu 40% no início do ano face ao final de 2021
Segundo um estudo do portal Imovirtual baseado em dados disponíveis na plataforma, registou-se um crescimento de +40% na procura por terrenos em Janeiro e Fevereiro de 2022, em comparação com os dois meses finais de 2021.
No geral, todas as categorias de casa com espaços exteriores ou independentes (moradias, terrenos, quintas e herdades) revelam crescimento de procura no início de 2022 face aos meses anteriores – revela o estudo.
No caso das moradias, o aumento da procura em Janeiro e Fevereiro de 2022, face a Novembro e Dezembro de 2021, subiu +28%. No caso das quintas e herdades, a procura subiu +21%.
No total de pessoas que procuram estas categorias, a esmagadora maioria opta por moradias (81%), com 11% a procurar terrenos e 7% a procurar quintas e herdades (dados relativos a Janeiro e Fevereiro de 2022, mas idênticos aos outros períodos analisados).
Em comparação com Janeiro e Fevereiro de 2021, há um decréscimo nestas categorias, de -37% no caso dos terrenos, -35% no caso das moradias e -34% no caso das quintas e herdades.
"Verificamos uma dinâmica muito interessante no mercado no início deste ano, no que diz respeito à procura por imóveis que privilegiam espaços exteriores. Há, ainda assim, um declínio em comparação com o ano passado, mas tanto 2020 como 2021, por motivos associados à pandemia, tiveram um exponencial aumento do interesse por este tipo de categorias, que agora parece estabilizar" comenta Ricardo Feferbaum, Director Geral do Imovirtual.