

Porto: Grupo ABB compra à Sonae Capital antiga Fábrica do Cobre
O grupo de construção ABB – Alexandre Barbosa Borges -, sediado em Barcelos, comprou à Sonae Capital, os terrenos da antiga Fábrica do Cobre, localizados na Estrada da Circunvalação, no Porto. A aquisição foi concretizada já no final de 2016.
De acordo com as informações recolhidas pelo Imobiliário da “Vida Económica”, o grupo ABB pagou cinco milhões de euros pelos terrenos e o seu destino final é a construção de um projecto comercial e de serviços.
O valor de transacção acordado está “muito longe dos 12 milhões de euros que eram pedidos pela Sonae Capital, em Outubro de 2010, altura em que foram colocados à venda os terrenos, juntamente com um conjunto de outros activos”.
A Companhia Portuguesa do Cobre, conhecida simplesmente por Fábrica do Cobre, foi comprada pela Sonae com a intenção de lá instalar um hipermercado Continente. O pedido de licenciamento do projecto deu entrada na Câmara do Porto em 2001. Porém, o projecto viria a ser ‘chumbado’, no mesmo ano, pelo GAPE, um gabinete criado pela gestão do então presidente da Câmara do Porto, Nuno Cardoso, para analisar projectos urbanísticos de maior envergadura.
O terreno das antigas instalações da C.ª Portuguesa da Fábrica do Cobre localiza-se na Estrada da Circunvalação, n.ºs 3561/3593, com uma frente para esta via de 240 m e de 170m para a Rua de Linhas de Torres, sendo limitado a Norte e e Poente pelos terrenos da Estação de Caminhos de Ferro de Contumil.
Há anos que o imóvel tem estado votado ao abandono restando actualmente apenas “a fachada da fábrica que abriu falência em 1998”