Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Porto: Grupo ABB compra à Sonae Capital antiga Fábrica do Cobre

 

Porto: Grupo ABB compra à Sonae Capital antiga Fábrica do Cobre

 

Porto: Grupo ABB compra à Sonae Capital antiga Fábrica do Cobre

2 de março de 2017

O grupo de construção ABB – Alexandre Barbosa Borges -, sediado em Barcelos, comprou à Sonae Capital, os terrenos da antiga Fábrica do Cobre, localizados na Estrada da Circunvalação, no Porto. A aquisição foi concretizada já no final de 2016.

De acordo com as informações recolhidas pelo Imobiliário da “Vida Económica”, o grupo ABB pagou cinco milhões de euros pelos terrenos e o seu destino final é a construção de um projecto comercial e de serviços.

O valor de transacção acordado está “muito longe dos 12 milhões de euros que eram pedidos pela Sonae Capital, em Outubro de 2010, altura em que foram colocados à venda os terrenos, juntamente com um conjunto de outros activos”.

A Companhia Portuguesa do Cobre, conhecida simplesmente por Fábrica do Cobre, foi comprada pela Sonae com a intenção de lá instalar um hipermercado Continente. O pedido de licenciamento do projecto deu entrada na Câmara do Porto em 2001. Porém, o projecto viria a ser ‘chumbado’, no mesmo ano, pelo GAPE, um gabinete criado pela gestão do então presidente da Câmara do Porto, Nuno Cardoso, para analisar projectos urbanísticos de maior envergadura.

O terreno das antigas instalações da C.ª Portuguesa da Fábrica do Cobre localiza-se na Estrada da Circunvalação, n.ºs 3561/3593, com uma frente para esta via de 240 m e de 170m para a Rua de Linhas de Torres, sendo limitado a Norte e e Poente pelos terrenos da Estação de Caminhos de Ferro de Contumil.

Há anos que o imóvel tem estado votado ao abandono restando actualmente apenas “a fachada da fábrica que abriu falência em 1998”

 

PUB
MAP2025AYH
PUB
PUB
MAP2025NewsletterAYH
Habitação
Senhorios com rendas antigas esperam mais de sete meses por compensação - alerta Provedoria de Justiça
22 de abril de 2025