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Ponte do Metro do Porto no Douro adjudicado ao consórcio Edgar Cardoso

3 de março de 2022

A Metro do Porto anunciou hoje que o projecto de concepção da nova ponte sobre o rio Douro foi adjudicado ao consórcio liderado por Edgar Cardoso e que a obra deve arrancar “na primeira metade do próximo ano”.

De acordo com a nota enviada hoje pela empresa, o relatório final do júri do concurso público para esta infraestrutura deliberou que o projecto vencedor é o do consórcio formado Prof. Edgar Cardoso - Engenharia e Laboratório de Estruturas, Lda, pela Arenas & Asociados, Ingenería De Diseño SLP e pela No Arquitectos, Lda.

“O contrato para o desenvolvimento do projecto será assinado nos próximos dias, representando um investimento de 1,12 milhões de euros”, adianta a Metro do Porto.

Em causa está a ponte que permitirá a travessia do metro entre o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Vila Nova de Gaia, “parte obrigatória de uma nova linha – a Linha Rubi -, que ligará as estações de Casa da Música e de Santo Ovídio”.

O arranque da obra, que será “exclusivamente reservada ao Metro, aos peões e bicicletas”, está previsto para a “primeira metade do próximo ano”.

Venceu o conceito de “uma ponte com um pórtico com escoras inclinadas, suportada integralmente em betão e com um perfil longitudinal a uma altura ligeiramente superior à da Ponte da Arrábida, de modo a não constituir um obstáculo visual”.

 

A contestação da Faculdade de Arquitectura

Esta obra, bem como a nova linha, serão “totalmente financiadas a fundo perdido por verbas inscritas no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e estarão concluídas e em funcionamento até ao final de 2025”.

Depois de um período de largas contestações, encabeçadas pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a empresa reitera que “tanto a Metro do Porto como o consórcio agora escolhido irão trabalhar em estreita cooperação com as câmaras municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia e com todas as partes envolvidas – designadamente a Faculdade de Arquitectura e a Reitoria da Universidade do Porto”.

Esta empreitada – segundo o comunicado - permitirá criar “uma nova linha entre a Boavista e Santo Ovídio, com ligação ao comboio nas Devesas, de forma a servir toda a zona sul da Área Metropolitana do Porto, e com um potencial de procura fortíssimo”, sendo grande a importância deste investimento “para a descarbonização da mobilidade nesta região”.

Recorde-se que o consócio de Edgar Cardoso já tinha sido seleccionado como o projecto preferido pelo júri.

Em segundo lugar, tinha sido apontada a solução avançada pelo consórcio liderado pela COBA, que apresentava uma solução de arco com tabuleiro a nível intermédio, com pilares de betão armado nas encostas e pilares metálicos sobre o arco, sendo que o terceiro lugar tinha sido atribuído ao consórcio liderado pela Betar - Consultores, cujo projecto assentava numa solução de pórtico de pilares inclinados e assimétricos nas margens, com o tabuleiro a ser constituído por aço e betão e os pilares e encontros em betão armado.

Lusa/DI