CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os olhos também comem!

27 de agosto de 2017

Diz o ditado que 'os olhos também comem' e é verdade, quando entramos num restaurante, a primeira imagem do espaço é fundamental para os nossos sentidos. O Chef Olivier explica a importância do design dos espaços.

É recente a nova decoração do restaurante antes designado por “Olivier Avenida” que reabriu com um novo conceito. O espaço foi completamente renovado, para criar um ambiente moderno e exclusivo e a carta revela uma inspiração mediterrânica com forte associação à cidade de Lisboa e à sua vocação cosmopolita. E chama-se agora apenas “Olivier”, para assinalar o mais antigo espaço de Olivier da Costa, um dos mais prestigiados restaurateurs portugueses e um chef que já completou mais de 20 anos de sucessos na capital portuguesa. 

Localizada numa das mais emblemáticas zonas de Lisboa, no AVANI Avenida Liberdade Lisbon Hotel (antigo Hotel Tivoli Jardim), e com uma decoração elegante e romântica, esta é ‘a casa do Olivier’, o espaço requintado que reflecte o ambiente trendy e cosmopolita da capital portuguesa e onde é possível degustar a cozinha de autor do chef. O espaço inclui agora uma esplanada, o que permite desfrutar de um almoço descontraído ou de um final de tarde relaxado.

Outra novidade recente do Chef Olivier foi a abertura do Absurdo, um restaurante no Cais do Sodré com um conceito inovador. São sandwiches absurdas, com ingredientes improváveis, que, juntos, proporcionam uma experiência absolutamente incrível. "Para reforçar o conceito, juntámos uma série de happenings a esta experiência, como a roleta de prémios, o sino que toca quando alguém pede uma sandes Absurdo e os já famosos Paus, uma maneira muito original e agradável de beber cerveja, em recipientes de cobre", refere Olivier.

O Chef acrescenta ainda que pela sua irreverência, este é um conceito dirigido essencialmente ao público mais jovem. "Acreditamos que os clientes do Absurdo se situam entre os 20 e os 30 anos, são tanto do sexo feminino como masculino e encontram-se numa classe social média e média-alta. Mas, como não somos muito redondinhos com estes indicadores, e pelo tempo que já temos de vida, acrescentamos que é um conceito fundamentalmente para jovens de espírito, com apetência por experiências diferentes e gosto pela partilha, qualquer que seja a sua idade ou estilo de vida", adianta.

Espaço informal, moderno, diferente e, acima de tudo, absurdo

Neste espaço, Olivier explica que uma vez que o conceito consiste numa refeição rápida, o próprio espaço remete para isso mesmo. "É um espaço informal, moderno, diferente e, acima de tudo, absurdo. Hoje, quando um cliente faz uma escolha, pondera um conjunto de factores que não são indissociáveis. O cliente não quer uma refeição, quer uma experiência gastronómica num contexto com que se identifique, onde sinta uma certa intimidade, onde se sinta confortável e onde haja também uma identificação com aqueles que são os seus padrões, os seus gostos ou as suas aspirações. Quando criamos um conceito, gostamos de pensar no conceito do prato, mas também o ambiente onde vai ser servido, de como vai ser servido e a quem vai ser servido. É preciso associar todas as componentes e conseguir que todas elas, num todo, se transformem numa experiência marcante e irrepetível. É esse o desafio que há 20 anos impomos nos nossos espaços, tanto nos restaurantes próprios, como naqueles que têm a minha assinatura pessoal em vários pontos do país", admite.

Quando pensei em abrir este conceito, o público que queria atingir era um público mais jovem, habitual no Cais do Sodré, em Lisboa. Não seriam apenas os amantes da noite, mas sim todos aqueles que, a qualquer hora do dia, frequentam esta zona.

"No entanto, verificamos que estamos a ter uma afluência muito grande por parte dos estrangeiros que frequentam este eixo: Chiado – Cais do Sodré – Terreiro do Paço, o que tem sido fantástico e confere ao espaço um ambiente cosmopolita e diversificado", saliente o Chef.

Total de cinco espaços próprios e outros tantos com a assinatura Olivier em vários pontos do país

Olivier revela ainda que o investimento de duas décadas inteiramente dedicadas à restauração permite-lhe contar hoje com um total de cinco espaços próprios e outros tantos com a assinatura Olivier em vários pontos do país. Desde o mítico Olivier Avenida, o primogénito, até algumas das mais importantes referências gastronómicas de Lisboa, como o KOB, o Guilty ou o Yakuza First Floor, contamos com alguns dos espaços que marcam duas décadas inteiramente dedicadas à restauração.

"No Absurdo, investimos aproximadamente 200 mil euros. Apesar de ser uma pequena parcela do nosso investimento global, enquanto grupo, o empenho e dedicação que colocamos para criar mais um espaço de sucesso é o mesmo. E o Absurdo tem revelado ser um espaço de sucesso, um conceito que a cidade de Lisboa acolheu e tomou como seu", conclui.